ESPAÇO DE COR

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As câmeras DSLRs permitem fotografar com espaço de cor Adobe RGB 1998 ou sRGB

Há uma confusão considerável sobre qual é a escolha “certa”, uma vez que Adobe RGB 1998, é um espaço de cor com gama mais ampla que sRGB.

Fotógrafos argumentam: “Por que eu não deveria incluir a gama máxima de cor na captura da imagem”.

Laboratórios e birôs de imagens digitais profissionais usam o espaço de cor padronizado sRGB para suas impressoras.

Por isso, fotógrafos que trabalham em Adobe 1998 RGB estarão um pouco frustrados ao terem seus arquivos reconfigurados e postos no espaço de cor mais estreito sRGB.

Ainda assim, muitos fotógrafos que trabalham com o formato JPEG usam o espaço Adobe 1998 até o ponto em que seus arquivos são enviados a sua impressora doméstica ou ao laboratório para impressão profissional.

Recomendamos nossos alunos a trabalhem sempre com Adobe 1998 RGB porque esse padrão de cor extrai a quantidade máxima de informações de cor, na captura original e edita o arquivo usando o mesmo espaço de cor para ter o máximo de controle das mínimas sutilezas da imagem.

Existirá uma necessidade para espaços de cor? Sim. Por exemplo, todas as imagens profissionais que você vê na mídia impressa e eletrônica foram convertidas de seus espaços de cor sRGB ou Adobe 1998 originais para o espaço de cor CMYK para impressão fotomecânica.

Como regra, prefira que as suas imagens estejam no espaço de cor Adobe 1998 RGB, pois parecem converter mais naturalmente para CMYK.

Aproveite para rever mais dicas e macetes  sobre espaço de cor, nas suas apostilas e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus. Não se esqueça de conferir suas anotações e os seus exercícios das aulas práticas, ok?

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