Esporte – a escolha do momento

em Artigos e Entrevistas, Dicas & Tutoriais, dicas de fotografia, Notícias.

Fotografia de esportes, a escolha do momento,  nova perspectiva, congelamento de imagem,  pistas de corridas, eventos esportivos,  modalidades esportivas, câmeras reflex, jogo diversificado de lentes, velocidades de obturador, iluminação precária, fotografia de movimento,  focus escola de fotografia, curso de fotografia,  focus fotografia, curso de fotografia sp, escola focus, focus, fotografia,  melhor escola de fotografia de São Paulo, melhor curso de fotografia sp, focus, fotografia, focus foto,  melhor curso fotografia sp, melhores cursos de fotografia do Brasil, melhores escolas de fotografia do Brasil,  cursos de fotografia profissional,  melhores cursos de fotografia sp,  curso fotografia são paulo,  melhores cursos de fotografia a distancia, escolas fotografia sp, curso de photoshop, escola fotográfica, melhores escolas de fotografia são paulo,  dicas de fotografia, curso de fotografia online,  curso fotografo profissional sp, curso fotografia de moda, curso vip de fotografia, curso de fotojornalismo, enio leite, curso de casamentos e eventos, fotografia cursos, livro enio leite, livraria Saraiva, curso fotografo pericial, concursos de fotografia, curso fotografia casamento, melhores cursos de fotografias sp, notícias sobre fotografia, concurso publico fotografia, melhor curso de fotografia sp, curso fotografia publicitaria, focusfoto.com.br, fotografia curso, fotografias, curso fotografia profissional, cursos de fotografias, curso foto, melhores cursos de fotografias sp   curso de fotografia sp, curso de fotografia, focus, fotografia, focus fotografia, escola focus

Exemplo de panning em fotografia de esportes. Fotografando com baixa velocidade e acompanhando o movimento com a câmera.

Graças à sua capacidade de imobilizar movimentos e registrar períodos curtíssimos de tempo, a câmera torna-se ideal para o campo especializado das fotografias de esportes e de movimentos, levando-nos a reexaminar sob uma nova perspectiva uma cena ou incidente que sabemos ser real. Muitas das fotos reproduzidas nas páginas esportivas de jornais e revistas dão um perfeito exemplo disso, e ainda do uso da câmera como um acessório cuja função é isolar o momento decisivo de um incidente inigualável.

A máquina pode também ser aproveitada como um instrumento visual, destinado ao estudo dos movimentos humanos e mecânicos e, graças ao seu supremo aperfeiçoamento, ao registro da exata ordem de chegada nas pistas de corrida e eventos esportivos de importância.

O jornalismo esportivo, seja amador ou profissional, apresenta, em essência, quatro requisitos: conhecimento do esporte, reflexos rápidos e capacidade de previsão, equipamento que, além de funcionar bem, possa ser manuseado instintivamente, e um pouquinho de sorte, para se estar no lugar certo, no momento adequado.

Câmera e objetiva

Pode-se utilizar a maioria das máquinas dotadas de uma velocidade de obturador com pelo menos 1/1000 de segundo (de preferência 1/2000 de segundo) para as fotografias de esportes; contudo, o sistema mais prático e de uso mais difundido é o das câmeras reflex. O fato de ser portátil, de fácil manuseio e capaz de suportar um jogo diversificado de lentes confere-lhe o máximo de versatilidade para atender às várias exigências e modalidades esportivas.

Apesar de as objetivas de foco longo apresentarem certas vantagens evidentes, em geral é mais seguro trabalhar com uma lente normal, se possível a uma pequena distância do modelo. Independentemente da objetiva utilizada, sua abertura deve ser de f/4.5 ou maior, de modo a possibilitar o uso de maiores velocidades de obturador, mesmo com iluminação precária.

Quase nunca se recorre aos filtros, pois eles exigem um aumento na exposição – ou uma velocidade mais baixa ou uma abertura maior –  o que é indesejável para as fotografias de movimento.

Escola de Fotografia – Desde 1975: http://focusfoto.com.br
Conheça os cursos da Focus:
http://focusfoto.com.br/cursos/
Fale com a Focus: 
[email protected]
Veja  Ultimas Noticias sobre Fotografia:
http://focusfoto.com.br/blogs/

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)