ESTILO GRÁFICO

em Composição Fotográfica, Dicas & Tutoriais.

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Foto topográfica de Sri Lanka

No extremo oposto do estilo
intencionalmente simples, monocórdico, em que há pouca retórica na composição,
está o estilo muito gráfico
.

Ele é oposto, entretanto, apenas
em seu rico efeito gráfico, não em sua filosofia. O estilo muito gráfico não
tem um manifesto, apenas um gosto pela excitação, surpresa e energia.

Nesse sentido, ele simplesmente
pega ideias e técnicas da composição clássica, bem equilibrada, e as leva
adiante. O argumento não declarado é que se você aprecia, digamos, equilíbrio
dinâmico em uma imagem, então pode gostar de uma composição hiperativa.

Então, o estilo pouco gráfico das
fotografias topográficas, conforme exemplo acima tem um conceito pós-moderno,
muitas vezes irônico, o estilo muito gráfico está mais fixado nos aspectos
práticos da composição, e em ver até onde a geometria, a cor, e assim por
diante, podem ser levadas.

O que os dois têm em comum é sua
motivação para fazer algo diferente do normal. O estilo muito gráfico despontou
regularmente através da história recente da fotografia, e sua característica
principal é que o grafismo nas imagens assume lugar de destaque. Ele tende a
ser notado antes (ainda que uma fração de tempo antes) que você entenda do que
trata a fotografia.

Exemplos anteriores na história
da fotografia incluem as naturezas mortas construtivistas de Paul Outerbridge e
os experimentos com uma câmera policial forense de Bill Brandt. Outerbridge
baseava-se em uma iluminação de ângulo precisamente ajustada que, muitas vezes,
era dura, e em composições angulares, enquanto a série de nus de Brandt fez uso
de uma tecnologia óptica incomum.

Essas duas abordagens continuam a
ser usadas – extremos na composição e adoção de novas tecnologias de imagem
quando e à medida que elas aparecem. Duas invenções acima de tudo tiveram uma
grande influência: uma é a lente ultra grande-angular, a outra é a manipulação
pós-captura. As lentes ultra grande-angulares estrearam no mercado de massa no
início dos anos 1960, e foram rapidamente adotadas por fotógrafos publicitários
e editoriais que queriam ter algo novo em suas imagens.

Eles foram encorajados pelos
diretores de arte e editores de fotografia em uma época em que a cultura pop
estava decolando e todos queriam energia visual. Art Kane e Guy Bourdin foram
dois dos mais conhecidos usuários de lentes que excediam os 24mm de abertura.
Quando as lentes olho-de-peixe surgiram, elas também foram adotadas em uma
breve onda.

 A manipulação também teve seu papel no exagero dos gráficos, primeiro aumentado o contraste no preto e branco, depois alterando e enriquecendo as cores. Isso passou em um salto espetacular no laboratório (cópias e negativos de alto-contraste, duplicação de slides e processamento cruzado) para o computador, onde tudo pode ser alcançado.

É difícil saber onde a fotografia se encaixa no mundo completamente livre da cor digital, falando apenas do que pode ser razoavelmente feito ao componente gráfico da imagem, pois o uso de softwares pelos fotógrafos vai desde a cautela extrema ao “vale tudo”.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia e composição nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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