ESTILOS DE ILUMINAÇÃO FOTOGRÁFICA DOS ANOS 30 E 40

em Artigos e Entrevistas, Mestres da Fotografia.

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George Hurrell fotografa Veronica Lake, Hollywood – 1941

Vamos voltar um pouco no tempo
até a década de 1930. Durante a era dourada de Hollyyood, a fotografia começou
afastar-se do estilo da fotografia jornalística peculiar de Weegee, para o
dramático e atmosférico conceito cinematográfico de George Hurrell. A
iluminação era nítida e direcional
.

Os repórteres utilizavam lâmpadas
de flash para iluminar seus modelos, enquanto os fotógrafos hollywoodianos
usavam luzes quentes ou Fresnéis, para concentrar a iluminação em feixes
profundos e modeladores que projetavam sombras. Esse estilo singular de luz
dura foi, de certo modo, ditado pelas limitações do equipamento portátil de iluminação
disponível na época, como no caso da fotografia jornalística.

Uma lâmpada de flash única era a
fonte principal de luz e geralmente estava posicionada um pouco acima e para o
lado da objetiva, ou segurada com a mão um pouco mais distante, porém na mesma
configuração. Esse posicionamento dava modelos de distinta sombra escura
sutilmente abaixo e para o lado das feições.

Hurrell exagerou esse efeito e
posicionou sua luz dura no estilo de iluminação de Rembrandt e na borboleta –
bem como em muitas outras variações criativas destas técnicas. Embora esse
estilo pessoal de suas imagens sugira o uso de apenas uma fonte de luz, ele
ocasionalmente utilizou outras luzes para aprimorar o plano de fundo ou
adicionar algum preenchimento de sombra. Embora seu estilo fotográfico tenha
saído de moda algum tempo após seu ápice, o interesse nele renasceu e continua
sendo um do estilo de iluminação fotográfica mais influente hoje em dia.

Apesar de George Hurrell não ter
inventado esse estilo em particular, certamente ele colocou sua assinatura
nele.

Os anos 1930 também iniciaram a
“era de ouro do fotojornalismo”, e com isso, o uso onipresente de câmeras 35 mm
menores e a discrição da fotografia com luz natural. Isso era muito diferente
do estilo “impactante e direto” do bruto repórter de rua e abriu as portas para
um quase “vale-tudo” de imagens espontâneas que seguiram através dos anos 1960
e 1970 até os dias atuais.

Com a fotografia “jornalística”
com a luz natural, se a luz criar ou aprimorar a atmosfera buscada pelo fotógrafo,
então isso é bom. Não se trata mais apenas da imagem perfeitamente controlada e
exposta, mas sim de congelar um momento no tempo de conectar o observador à
imagem pelo seu puro realismo, que frequentemente era ampliado pelas
imperfeições da exposição ou iluminação.

Aproveite para rever mais
dicas sobre iluminação de modelos nas suas apostilas, bibliografias e vídeos
das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
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