ESTRANHOS PARA A CIDADE

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Alguns fotógrafos são apaixonados por suas cidades natais e fazem dela seu tema; outros são estranhos e veem uma cidade através de novos olhos. Paris, anos 30 – foto de Brassaï

Brassaï, Weegee, Philip-Lorca diCorcia e Sirkka-Liisa Konttinen foram todos forasteiros que se tornaram sinônimos das cidades que eles fotografaram.

A Paris de Brassaï

Brassaï era da Transilvânia e criou fotos expressivas de Paris nas décadas de 1920 a 1930. Nascido em Gyula Hal´sz, foi apelidado Brassaï por causa do nome de sua cidade natal, Brasso.

Fotografando somente à noite, ele criou uma visão insone da cidade, uma perspectiva invisível para a grande maioria. A Paris de Brassaï está cheia de gângsteres, prostitutas, trabalhadores noturnos e gente sem dinheiro.

Ele usava uma câmera Voigtländer e luz de flash de pó de magnésio, tirando as fotos em negativo de vidro tão pesados que só poderia carregar vinte de cada vez: por tanto, ele tinha de ser altamente  seletivo ao escolher seus temas.

Também fotografou o grafite da cidade – desenhos, esculturas, rabiscos, rubricas e corações do amor, um tema que Gilbert e George mais tarde também buscaram em Londres. As fotos de Brassaï revelam uma Paris noturna como um lugar agridoce de ternura e sexo, solidão, violência e melancolia.

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