EXTREMOS TONAIS

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Correção tonal  com o plugin Camera RAW

Atualmente há diversas técnicas digitais , tanto na capturam quanto na pós-produção para extrair detalhes das sombras, conhecidas como “Fill (preenchimento)”, e obter detalhes das altas-luzes, ou “Recovery (recuperação)”.

As técnicas variam desde o uso de Curves até manipulação das Blending  Options , utilização de ferramentas especializadas como Highlight/Shandow e manipulação de arquivos RAW .

Essas técnicas são as formas essenciais para descomprimir os dados da imagem, que foram comprimidas nas extremidades da amplitude tonal. Isso restaura detalhes de outrora perdidos aumentando as diferenças de densidade entre tons vizinhos – em outras palavras, aprimorando o contraste nas extremidades tonais.

O resultado é que agora, com uma câmera DSLR, você pode fotografar nas situações mais claras e contrastantes com expectativa de obter uma boa imagem. Aproveite que sua DSLR registra no formato RAW e selecione esse formato para essas situações exigentes de iluminação.

Independentemente de você registrar suas imagens em RAW ou JPEG, a chave para o sucesso em luz muito brilhante é garantir que os meios-tons claros, como a pele clara, esteja exposta com meiso-tons ou meios-tons claros; isto é, você precisa “errar” para o lado da subexposição.

Isso garante que as altas-luzes não se transformem em branco puro – caso isto aconteça, é difícil recuperar qualquer cor na pós-produção.

Direção e deslocamento

Embora a escolha de exposição seja base de cores verdadeiras e altas-luzes que não fiquem muito brancas ou lavadas, há outra forma poderosa de lidar com condições de luz dura e forte que não envolve nenhuma manipulação de imagem. Trata-se simplesmente de trabalhar com a natureza altamente direcional da luz.

Pequenas mudanças em sua posição, ou deslocamentos sutis na mira de sua câmera, podem fazer uma grande diferença na distribuição de luz e escuridão na imagem. Se você se posicionar entre seu motivo e o sol, você obterá efeitos de contraluz e contornos fortes; se você se afastar um pouco do sol, você descobrirá que a luz varre a superfície dos objetivos, destacando suas texturas e revelando ondulações.

Com suas costas para o sol, as sombras diminuem e você obterá iluminação plana nas superfícies verticais. Essa é a beleza de se trabalhar. Essa é a beleza de se trabalhar em ambientes externos: simplesmente girando no mesmo ponto, você é capaz de obter pelo menos quatro ou cinco efeitos diferentes e iluminação com os quais pode trabalhar.

Um refinamento final pode ser útil caso você deseje evitar o brilho superficial causado pela luz clara em superfícies reflexivas, o que reduz a intensidade das cores; um filtro polarizador irá  remover o brilho da maioria das superfícies (que não seja de mental ou com pinturas metálicas) e lhe fornecer cores totalmente saturadas.

Aproveite para rever mais dicas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

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