FILTRO PARA MANTER O CÉU AZUL

em dicas de fotografia, Equipamentos.

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Os filtros de densidade neutra (ND granulado) são meio cinzas, meio transparentes – a metade escura reduz a quantia de luz que alcança o sensor, enquanto transparente deixa toda a luz passar.

Basta posicionar a parte
escura do filtro sobre a parte mais brilhante da cena (geralmente o céu), e
poderá manter mais detalhes nas paisagens
.

O efeito de um ND com bordas
suaves é menos evidente do que o de borda dura, sendo melhor para cenas onde
árvores, montanhas ou prédios cruzam o horizonte. Um ND de borda dura mais
adequado para temas onde o horizonte está claramente definido – o mar, por
exemplo.

1. Acople o filtro quase todo ND graduado e quadrado e pode ser
encaixado em um holder porta-filtros. Ele fica sobre a parte frontal da
objetiva por meio de um apontador, em vez de ter atarraxado diretamente na
objetiva. A maioria dos holders tem dois ou mais encaixes, permitindo usar
vários filtros ao mesmo tempo, mas, para o ND graduado, sempre é melhor usar
encaixe mais próximo da objetiva. Com o filtro mais próximo, assegura-se que o
efeito do filtro fique desfocado e assim, é menos provável que se veja a
transição entre as partes claras e escuras do filtro.

2. Avalie a exposição faça isso antes de encaixar o filtro ND no
holder. A forma mais confiável e precisa obter a exposição correta é ajustar a
câmera para o modo de exposição manual e, depois, apontar a câmera para baixo
para que o primeiro plano preencha o quadro. Ajuste a abertura desejada,
depois, faça a fotometria e escolha a velocidade de acordo com as condições
encontradas.

Após ajustar a exposição,
enquadre novamente à imagem e acople a câmera no tripé, mas mantenha a mesma
velocidade e abertura que foram ajustados.

3. Alinhe o filtro, aqui é onde fica claro porque a maior parte dos filtros ND são retangulares – o design do compartimento. Diferentemente de um filtro de rosqueamento, o uso do holder permite que o filtro seja levemente deslizado para cima e para baixo para que a transição entre a parte escura e a transparente do filtro sejam alinhadas corretamente com o tema. Em muitas paisagens essa transição parecerá ser posicionada justamente no horizonte. Pode ser complicado ver a posição da transição, por isso, faça devagar, movendo o filtro para baixo, até que a área escura só cubra o céu, e não qualquer parte da terra ou água abaixo da linha do horizonte.

4. Incline o filtro embora a transição, em geral, seja posicionada
no horizontal, juntamente com a linha do horizonte da imagem, às vezes, a
mudança entre as áreas de luz e as escuras têm angulação diferente. O exemplo
mais comum ocorre quando montanhas, escarpas ou árvores cobrem o horizonte, mas
isso também pode ocorrer quando, uma grande área da imagem está sombreada,
enquanto o resto está sob fortes raios do sol. Em situações assim, é preciso
inclinar o porta filtros para alinhar com as mudanças entre as áreas claras e
escuras da imagem. Use a mesma técnica anterior, deslizando o filtro para baixo
para posicioná-lo corretamente.

Aproveite para rever mais
dicas sobre filtros especiais nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das
aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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