FILTROS PRÁTICOS DIGITAIS

em Dicas & Tutoriais.

Filtros práticos, transformações radicais, impressão visual, textura, mascaras, filtros digitais, nitidez, desfoque, filme, curso de fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia, escola focus, CURSOS DE FOTOGRAFIA PRESENCIAIS EM SP, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, escola de fotografia profissional

Os filtros de efeitos estão associados com transformações radicais da imagem, o que inicialmente impressiona o observador, mas deixa uma impressão visual pouco duradoura

Entretanto certos filtros são utilizados tão comumente que deixaram de ser tratados como efeitos, ao invés disso são ferramentas padrão para aprimoramento da imagem.

Ruído – textura e máscaras

Embora o ruído seja geralmente indesejável, ele tem um valor, desde que inserimos apenas quando desejado e na quantidade que precisamos. O ruído ajuda a dar textura a imagens de alta resolução que podem, ironicamente, parecem perfeitas demais.

Ele também é útil quando as transições tonais suaves estão muito finas para impressora lidar: uma pequena quantidade de ruído, efetivamente invisível, pode ajudar a tornar menos óbvias as irregularidades da impressão.

O ruído também pode ser utilizado para mascarar o efeito suavizante da clonagem, cura e outras operações que transfiram pixels de uma parte da imagem para outra.

Mas assim como há diferentes tipos de ruído, há também diferentes tipos de filtros, desde aqueles que tonam as cores aleatórias, até aqueles que geram luminosidades aleatórias ou que simulam granulação do filme.

Nitidez e desfoque

Utilizamos algum tipo de filtro Sharpen na maioria do tempo – mesmo que seja apenas porque as câmeras aplicarão um, caso não estejam configuradas para registrar em RAW. Vale a pena se conhecer os diferentes tipos de efeito de cada tipo de efeitos de cada tipo de filtro: Unsharp Mask não é o único tipo de filtro de nitidez útil.

O primo do Sharpen é o Blur, e esse é um filtro para o qual você descobrirá mais usos na medida em que sua experiência crescer.

Nós vimos que ele é útil para ajudar a destacar objetos do plano de fundo (veja as pp. 178-79), e também pode ser empregado para dar uma sensação de movimento quando a imagem parecer muito estática e nítida. Novamente, há diversos tipos de Blur, cada um deles conferindo um efeito diferente.

Uma variedade do desfoque é a plixelação (prixellation), da qual o Mosaic é o efeito mais conhecido, dividindo a imagem em quadrados visíveis de cor.

Filmes e efeitos de filtro

Há também filtros que imitam películas, como Kodachrome e o Fuji Velvia, reproduzindo as cores de acordo com a paleta da película e a gamma típica (contraste meio-tom). Alguns são aplicativos independentes que podem abrir uma imagem e aplicar o efeito diretamente.

Aproveite para rever mais dicas sobre filtros digitais nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.