FLAGRANTES DE GRUPO

em Composição Fotográfica, Dicas & Tutoriais.

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Observar, esperar e aproveitar o momento decisivo e fugaz, quando se apresenta – são esses os requisitos essenciais para obter bons flagrantes. Foto: Henri Cartier-Bresson

Quando se fotografa uma só
pessoa, a composição da foto depende do relacionamento entre ela e os demais
elementos da cena; tratando-se de grupos, é o conjunto de seus membros que
constitui o tema – o que tende a tornar mais difícil decidir quando apertar o disparador
.

Para conseguir boas fotos, é
melhor se concentrar na composição geral da cena, e não apenas em um ou dois
detalhes.

Nada melhor do que a lição de
Henri Cartier-Bresson, que chegavam a extremos incríveis para compor suas fotos
– a ponto de às vezes examinar a cena através de um visor que colocava a imagem
da cabeça para baixo.

Acontece que, às vezes, algum
detalhe (como expressões individuais ou movimentos) distraía seus olhos da
composição geral da cena; para evitar isso, de quando a quando em quando ele
instalava um prisma de reversão em sua câmera, conseguia se concentrar na
organização das imagens, sem que os detalhes interferissem.

COMPOSIÇÃO

A boa composição é um elemento
essencial em todos os aspectos da fotografia. Acontece, porém que
frequentemente o fotógrafo a esquece quando se trata de obter instantâneos de
pessoas – e mais ainda quando essas pessoas estão reunidas em grupo. Nas
ocasiões em que o grupo é planejado, o fotógrafo mantém a situação sobre
controle, alterando a composição à vontade a vontade. Num flagrante, no
entanto, é necessário esperar pelo momento certo, e saber identifica-lo quando
ele surge.

Ninguém aprende a fazer isso da
noite para o dia: o olho do fotógrafo precisa ser treinado. Vale a pena
examinar obras de fotógrafos experientes; ao descobrir uma composição que lhe
agrade, analise-a.

Um dos primeiros aspectos a serem
notados é o modo como à composição se altera com a mudança do ângulo de tomada.
Quando a câmera fica acima do nível dos olhos, as pessoas situadas no fundo do
grupo são favorecidas e a composição ganha maior amplitude. Inversamente, um
ângulo, baixo serve para enfatizar as pessoas que estão no primeiro plano.

Se as pessoas do grupo estão
relacionadas entre si de alguma forma determinada, descubra o ângulo que capte
da melhor maneira essa relação. E mantenha-se atento para identificar o momento
preciso que determina justaposição ou interação confere maior interesse à cena;
as vezes, a proximidade pode criar até humor – como quando a moça de biquíni
conversa com um grupo de freiras, ou um senhor calvo se vê em meio a um banho
de jovens cabeludos.

As teleobjetivas “achatam” a
perspectiva e enfatizam o registro de grandes grupos – uma fila de ônibus ou
uma rua movimentada, por exemplo. No outro extremo, as grandes angulares
separam os elementos no interior do grupo.

Tratando-se de grupos pequenos,
convém limitar o número de pessoas envolvidas. Escolha a distância e a objetiva
de modo a excluir do quadro os indivíduos cuja presença não beneficie a
composição. Por exemplo, se há três pessoas conversando e outra um pouco
separada do grupo, talvez convenha deixar esta última fora do quadro, para
conseguir imagem mais compacta.

Lembre-se de que um arranjo
perfeito uma vez não aproveitado raramente se repete. Essa é uma boa razão para
estar sempre preparado. Regule a câmera de antemão, quando possível, para que
possa concentrar basicamente na cena mostrada no visor. E não seja tímido: em
geral as pessoas sentem lisonjeadas com a presença do fotógrafo. Bata suas
fotos rapidamente, pois em pouco tempo o grupo pode começar a representar para
a câmera, e a oportunidade de fazer flagrantes desaparece por completo.

Aproveite para rever mais
dicas sobre fotografia espontânea nas suas apostilas, bibliografias e vídeos
das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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