FLASH REBATIDO

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O flash direto da câmera é desfavorável à pessoa fotografada, pois a luz direta incidindo de frente sobre o assunto elimina todas as sombras, e ao mesmo tempo cria sombras “duras” na parede que está por trás assunto, ao contrario do flash rebatido na lateral, conforme exemplo comparativo acima

Ambos os problemas são minimizados rebatendo a luz do flash em uma parede próxima ou no teto. Para tanto é necessário que o flash tenha uma cabeça basculante (para rebater no teto) ou uma cabeça articulada (para usar a parede como superfície refletora).

Pode-se também usar o flash separado da câmera e simplesmente dirigi-lo para a parede ou para o teto. A superfície de rebatimento deve ser branca sempre que possível, para evitar uma tonalidade colorida indesejável.

Posicionamento remoto do flash separado da câmera é necessário um cabo para manter a conexão entre a câmera e o flash remoto via radioflash.

Nesse caso, lembre-se de calcular a distância entre o flash e a superfície de rebatimento e entre esta e o assunto.

Se você tem uma DSLR,  poderá optar por um cabo TTL para possibilitar o uso de recursos separados da câmera e de outra extremidade recebe o flash – um ou vários, dependendo dos acessórios usados Assim agora você está livre para posicionar a fonte de luz exatamente onde desejar, pois o sistema fará o cálculo da exposição automaticamente.

Na fotografia com flash rebatido, os tempos de reciclagem do flash podem torna-se muito longos.

Devido o aumento de distância entre o flash e o assunto, toda ou quase toda energia do flash é usada em cada foto. Esse problema pode ser resolvido usando-se uma bateria separada que garante tempos de reciclagem do flash muito menores e é especialmente útil para bater uma série de fotos rapidamente.

Suporte para o flash

Segurar o flash entre 45 cm e 60 cm de distância da câmera – digamos a um ângulo de 45 graus de lado e 45 graus acima do assunto – produz efeito mais agradável, tanto em interior como em exterior.

Isso também faz com que as sombras caiam abaixo do assunto, e não na parede que está diretamente atrás dele, de forma a não aparecerem nas fotos (para essa técnica é necessário um cabo TTL longo ou um cabo PC). Talvez você consiga encontrar um suporte suficientemente longo para o flash, o que é muito mais prático do que tentar segurá-lo na mão.

Entretanto, suportes de flash mais curtos – normalmente usados por fotógrafos de casamentos e de notícias – são mais fáceis de encontrar e também dão bons resultados.

DICA

Se o teto for muito alto ou a parede estiver longe, rebater o flash não vai funcionar devido à lei do inverso do quadrado, conforme já visto em aula 

Aproveite para rever mais dicas  sobre flash, nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

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