FOCO NO PLANO GERAL?

em Dicas & Tutoriais.

Veja como obter tudo nítido na foto e confira a profundidade de campo explicada sem mistérios

Quem está acostumado a usar as câmeras amadoras ou de smartphones dificilmente não obtém tudo em foco da parte mais próxima ao horizonte do quadro.

Porém, os grandes sensores que equipam as DSLRs tornam surpreendente difícil obter tudo nítido no enquadramento.

Isso porque os grandes sensores usados nas DSLR têm menos profundidade de campo (DOF, em inglês). Embora os fundos desfocados possam ser uma dádiva para temas com retratos, a zona de nitidez limitada pode ser um problema para outros temas da fotografia.

Em ambientes externos é preciso ajustar a câmera com cuidado se você quiser obter o primeiro plano e uma montanha longínqua nítida. No entanto, as mesmas dificuldades se apresentam quando se fotografa uma série de temas próximos uns dos outros, como se este exemplo de natureza-morta na mesma cozinha.

Por isso é importante entender a profundidade de campo. Na teoria, só os objetos em que você focar deveriam ficar nítidos, mas, na prática, há uma zona de aparente nitidez que se estende antes e atrás do ponto focado. Portanto, é preciso começar a pensar em termos de zonas de nitidez em vez de pontos focais fixos e planejar ajustes para obter os resultados desejados.

Diversos fatores afetam a profundidade de campo, incluindo a distância focal em uso, a abertura, a distância do tema e onde focar.

É preciso começar a pensar em termos de zonas de nitidez em vez de pontos focais fixos e planejar ajustes para obter os resultados desejados.

CONTROLE DE NITIDEZ PARA STILLS

O equipamento e os ajustes necessários para controlar a profundidade em interiores.

O sistema Auto Foco da DSLR Nikon é muito sofisticado, mas tem uma desvantagem – em determinados momentos ele só pode escolher um único objeto para focar.

Além disso, em geral, ele irá escolher o ponto mais próximo. Isso complica quando você deseja maximizar a profundidade de campo, pois precisa selecionar o ponto focal com mais atenção e, às vezes, focar entre os dois objetos.

1. Escolha Prioridade de Abertura

Para controlar a profundidade de campo, é preciso escolher o modo que permite escolher a abertura. O modo Prioridade de Abertura (A) é o ideal, pois a câmera ajustará a velocidade automaticamente para produzir a exposição correta. Isso libera o fotógrafo para concentrar-se no foco em pontualidade de campo.

2. Escolha uma Abertura Estreita

Agora, use o disco de seleção para escolher a menor abertura disponível. Na maioria das objetivas, isso provavelmente estará em f/22, embora algumas macros consigam alguns pontos a mais. Ao Fazer isso, você aumentará o tempo de exposição, o que elevará para cerca de 1.6s no exercício aqui proposto.

DICA – Use a opção AF da câmera para ajustar o foco, depois altere para foco manual – o ponto focal fica travado.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.