FOTOGRAFANDO CONTRA A LUZ

em Artigos e Entrevistas.

“Fotografe com o sol por trás do seu ombro esquerdo”.  Geralmente esse é o primeiro conselho que se ouve quando se começa a fotografar

Esse recurso é uma fórmula
razoável, que não complicado cálculo de exposição e evita os riscos
provenientes da inclusão da fonte de luz na foto
.

Mas, se fotografar fosse apenas
seguir regrinhas simples, não existiriam grandes fotógrafos e todas as nossas
fotos seriam obras-primas.

Edward Steichen costuma dizer que
um fotógrafo tem de resolver apenas dois problemas básicos: captar o momento
certo da realidade ao disparar o botão e controlar a luz.

LUZES E SOMBRAS

Uma foto tirada contra o sol
destaca o motivo contra amplas áreas de sombra e isso cria uma sensação mais forte
de profundidade e riqueza de tonalidade, especialmente nos trabalhos a cores.
Por exemplo, fotografar árvores e flores contra a luz aumenta a saturação de
cor, pois a qualidade de luz branca refletida na superfície das folhas e
pétalas reduz-se ao mínimo.

Trabalhar com filme colorido ao ar livre pode dar, ao mesmo tempo, muita liberdade, mas cria mais problemas para resolver.

O filme colorido é apropriado
para a iluminação média “por cima do ombro”, ou seja, a luz do sol num céu azul
com pequenas nuvens brancas. Onde bate o sol, a luz estará aparentemente normal
e nas sombras, a luminosidade refletida do céu por um número maior ou menor de
nuvens mostrará mais ou menos azul.

Dessa forma, ao fotografar contra
o sol estávamos expondo todas as áreas sombreadas a uma luz predominantemente
azul. Nossos olhos possuem mecanismo de adaptação que permitem corrigir esse
efeito.

FILTRO ESTRELADO

Incluindo um pequeno ponto de luz na foto, você vai descobrir nela só as reflexões de luz no diafragma, mas também as linhas que se irradiam do ponto deluz. Com os filtros estrelados ou cross screen, a disposição no mercado, esse defeito pode se transformar em vantagem.

A EXPOSIÇÃO

Um dos maiores problemas na
iluminação convencional consiste em calcular a exposição especialmente se o sol
estiver baixo, registrando a fonte de luz e não o motivo, o qual ficará
profundamente superexposto.

Uma boa regra prática é a de
quadruplicar a exposição indicada pelo fotômetro. Porém, essa norma pode
variar, conforme a extensão das áreas claras.

Outra solução é medir a exposição
para evitar enganos.

Você perceberá que à medida que o
sol baixa, ele parece ficar maior e sua luz cada vez mais vermelha. Por isso,
uma objetiva de grande distância focal da melhor imagem, produzindo uma cena
impressione-te do sol, que aprece como uma imensa bola vermelha, que se esconde
atrás do horizonte.

Do mesmo modo que a maioria das
paisagens, o pôr do sol permite incluir objetos em primeiro plano, com bons
resultados. Escolha os por seus contornos e pela contribuição que darão
equilíbrio geral da imagem. Quando o sol estiver abaixo do horizonte, aponte o
fotômetro para o céu, e as formas iluminadas por trás se transformarão em
silhuetas.

Barcos sobre água intensamente
iluminada pelo sol e estruturas facilmente identificáveis (como as de
construções famosas) são outros motivos que se beneficiam com a simplificação
produzida pela silhueta contra o por do sol.

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