FOTOGRAFAR EM RAW É O MAIS ACONSELHÁVEL

em Artigos e Entrevistas.

Com várias fontes de luz diferentes, a iluminação diurna ou noturna, especificamente em ambientes urbanos, pode ser muito inconstante, o que dificulta muito o ajuste do equilíbrio de branco (white balance).

Por isso, não se deve confiar no modo automático de WB e trabalhar em formato RAW para que seja necessário, ter a possibilidade de ajustar as cores na pós-produção sem perda de qualidade.

Não há ajuste ideal em saturações de mistura de luzes. Cada opção é um balanceamento entre as diferentes fontes de iluminação. A temperatura de cor vai variar entre 2000k e 4000k. Uma boa iniciativa é ajustar manualmente o equilíbrio de branco para conseguir o resultado desejado. Outra opção é medir o branco em uma zona cinza neutro. Mas provavelmente, o ajuste não combinará com a cena inteira. Por isso, pode ser necessário ajustar o White balance de uma foto para outra.

PARA NÃO ESQUECER

Trabalhar com limites do alcance dinâmico do sensor é uma das dificuldades da fotografia noturna.

O ideal é usar ISO 100 ou 200, mas a evolução do sensor é possível obter bons resultados até em ISO 800.

Fotografar logo após o entardecer ou pouco antes do amanhecer é a melhor alternativa para reduzir o contraste entre zonas e ferramentas iluminadas e outras escuras.

Usar o recurso open-flash, conforme visto em aula, é uma forma de iluminar pontualmente as áreas escuras.

È melhor priorizar a exposição para as altas luzes (subexpor), fotografando em formato RAW, e depois clarear as sombras na pós-produção.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia  e pós-produção nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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