FOTOGRAFAR PESSOAS

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Mostrar sentimentos e expressões das pessoas, além da aparência, é o principal objetivo dessa arte. Aprimore sua técnica e aumente as chances no mercado

Ed Case

Gente. Provavelmente esse seja o tema mais fotografado por todos nós, já que são muitos os momentos especiais envolvendo maior participação de pessoas

Infelizmente, do ponto de vista fotográfico, muitas oportunidades não são aproveitadas como poderiam devido à utilização de técnicas ou mesmo de equipamentos inadequados.

E como os momentos são únicos e não devemos nunca desperdiça-los, aproveite para aprender um pouco mais sobre o assunto e, com isso, tirar boas fotos de pessoas.

Quem fotografar?

Antes de mais nada, você precisa saber quem servirá de “modelo” para suas fotos. Mesmo que seja uma pessoa que não conheça, é fundamental definir quais são as características que quer ou não capturar.

Utilizando técnicas adequadas de fotografia, podemos atenuar ou acentuar determinadas expressões e qualidades físicas e de personalidade das pessoas. Ao fotografar crianças, por exemplo, podemos registrar a energia, a inocência e a alegria que elas normalmente apresentam.

No caso de fotografar idosos, registrar as linhas de expressão deixadas pelo tempo pode ser uma boa opção. A partir da definição do modelo a ser fotografado (seja ele homem, mulher, criança, adulto, idoso etc.) e do resultado que desejamos obter, podemos saber também mais adequados, tornando a missão menos árdua e reduzindo risco de erros durante o processo.

Muitas vezes, fotografar desconhecidos é mais fácil que fazê-lo com pessoas próximas, que o veem simplesmente como um parente ou amigo e não como fotografo, o que dificulta na hora de “dar as ordens”.

Para fotografar pessoas em ambientes púbicos, diversos fotografando utilizam teleobjetivas de longo alcance e equipamentos silenciosos para não comprometer a naturalidade da foto e evitar situações embaraçosas. Entretanto, convém pedir permissão a essas pessoas para evitar maiores constrangimentos. Como em todas as atividades, o bom senso é fundamental para ficar longe de problemas.

Além de fotografar amigos e familiares, o fotografo pode, ainda optar por contratar um modelo profissional.

A vantagem, nesse caso, é poder contar com uma pessoa acostumada aos procedimentos necessários para uma sessão fotográfica, como, por exemplo, a paciência enquanto você faz as regulagens do seu equipamento. Lembre-se de que familiares não costumam compreender tanta demora para tirar “apenas” um retrato.

Fonte: https://goo.gl/FdsUQw

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO SELECIONADOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 300 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo NOS CURSOS DA FOCUS, em menos de 4 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO MTB DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 43 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Reuters - 17/11/2017)

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