FOTOGRAFIA COM POUCA LUZ

em Dicas & Tutoriais, Equipamentos.

fotografia com pouca luz, luz reduzida, tremor de câmera, imagens trêmulas, experiência, desestimulante, usar flash, espírito, qualquer situação, escolas fotografia amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escola de fotografia,  focus

Quando a quantidade de luz começa a diminuir, a maioria dos fotógrafos atenta ao aviso da possibilidade de tremor da câmera e liga o flash, evitando o risco de imagens trêmulas

Luz Reduzida

Porém, essa experiência pode ser desestimulante. O problema é usar o flash é que ele é capaz de facilmente acabar com o espírito que motivou a fotografia.

Esse dilema pode surgir em qualquer situação, mas felizmente existem maneiras que permitem continuar utilizando a luz disponível e deixar o flash de lado.

Apoiar a Câmera

Apoiar a câmera de alguma maneira permite diminuir a velocidade do obturador a níveis que, em outras situações, fariam a câmera tremer.

Normalmente, não convém segurar a câmera com as mãos em velocidades abaixo de 1/60 s para uma zoom padrão, ou de 1/250 s para uma teleobjetiva zoom. Porém, apoiando o corpo cuidadosamente, é possível alcançar até 1/15 s e 1/60 s, respectivamente.

Mas, para evitar o tremor, é necessário segurar a câmera firmemente, aproximar os cotovelos do corpo e expirar antes de apertar o disparador suavemente. Uma opção melhor é procurar um modo de apoiar a câmera, como em um muro, uma mesa ou uma superfície plana.

Sempre que possível, deve-se usar um tripé, que permite ajustar qualquer velocidade do obturador sem o risco de falta de nitidez causada pelo tremor da câmera.

Chegar perto da fonte de luz ajuda manter uma velocidade do obturador que evite o tremido da câmera; se a fonte de luz for incluída, fica mais fácil ainda.

As luzes no palco podem criar uma ótima atmosfera. Usar o flash com certeza acabaria com o espírito da imagem.

Aumentar o ISI para 800 resultará em uma imagem menos definida, mas mais do que aceitável.

Aproveite para rever mais dicas sobre técnicas para fotografar com pouca luz nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.