Fotografia de moda

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Elefantes de Richard Avedon, 1955

A indústria da moda é, por definição, um mundo em constante mudança.

Não importa o que você pensa sobre uma indústria que, a cada ano, ela sempre diz que a roupa que você foi convencido a comprar 12 meses atrás, está ultrapassada! O papel da fotografia nesse negócio é absolutamente vital.

As imagens criadas pelos fotógrafos de moda têm uma conexão tão forte com o público que contribuem para mudar as tendências que sustentam a sociedade. Grandes fotógrafos de moda como Richard Avedon e David Bailey demonstraram uma habilidade tão grande de entrar em sintonia com a moral e com o clima intelectual, cultural, ético e político de uma era quanto os melhores fotojornalistas e artistas.

Essa habilidade de entrar em sintonia com o espírito de uma época é o que faz a fotografia de moda algo tão interessante. Uma das melhores formas de entende-la é vendo-a como um registro histórico dos nossos tempos. Se não fosse pelo trabalho dos fotógrafos de moda, seria difícil olharmos, por exemplo, para os anos 1960 com uma concepção visual.

A profissão de fotógrafo de moda

O caminho dos fotógrafos de moda é um pouco mais claro que o dos outros. Para começar, a moda é composta por diversas micro indústrias que a sustentam e fornecem suprimentos. No centro de tudo está a foto de moda, sem a qual as novidades não seriam vistas e muito menos compradas. Roupas precisam ser fotografadas; fotógrafos precisam de assistentes; fotos precisam de modelos; modelos precisam de maquiagem, cabeleireiro, acessórios etc. Em cada um desses setores há milhares de pessoas tentando chegar ao topo e, por isso, o mundo as aparências é incrivelmente generoso com os aspirantes.

Agências de modelos e agências que representam maquiadores e cabeleireiros contam com gente jovem que precisa de experiência trabalhando com fotos e, principalmente, precisa que a fotografia mostre o que eles fazem. Como um jovem fotógrafo em início de carreira, você deve tentar aprender o máximo possível auxiliando outros fotógrafos enquanto constrói um portfólio com seu próprio trabalho. Embora você não possa pagar comissões, seu trabalho requer modelos, maquiadores e roupas. Desde que você consiga pagar pelo trabalho com boas fotos, é bem provável que você obtenha toda a ajuda de que necessita sem desembolsar um centavo.

Com um bom portfolio, você poderá procurar pequenas butiques e confecções e adentrar esse promissor universo da moda.

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