Fotografia de moda: muito mais que roupa

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RICHARD AVEDON – Dovima com elefantes, 1955. Um dos fotógrafos mais influentes de todos os tempos, Avedon combinava espontaneidade, glamour e elegância em suas imagens (Foto: The Richard Avedon Foundation)

Livro mostra como a fotografia de moda soube, além de vender, refletir e traduzir o espírito do tempo com glamour e estilo

Época Cultura/André Sarmento

Para Cindy Crawford, entre todas as suas experiências como modelo, a preferida foi a capa da edição de janeiro de 1990 da Vogue britânica. “Não tinha ideia de que essa imagem se tornaria lendária”, diz. Cindy foi fotografada por Peter Lindbergh junto a Naomi Campbell, Linda Evangelista, Tatjana Patitz e Christy Turlington.

A gênese da foto é curiosa: “A editora da Vogue, Liz Tilberis, pediu a Peter Lindbergh que fotografasse a nova mulher dos anos 1990. A resposta de Peter foi que ele não podia fazer isso com apenas uma mulher. A ideia de beleza havia se ampliado, não podia ser resumida com uma loira, uma menina de olhos azuis ou uma morena sexy, disse Peter a ela. Havia mudanças no ar, no mundo, e eles pegaram isso para fazer uma das capas de moda mais icônicas de todos os tempos, considerada o marco do nascimento das supermodelos”.

Esta é a essência da boa fotografia de moda. Efêmera por natureza, tendo como função primordial apresentar e vender roupas em voga, por isso mesmo é também uma assimiladora cultural rápida e eficiente das mudanças do mundo.

“A fotografia de moda é o mais fantástico barômetro da época, porque é representativa e populariza certas tendências de maneira que nenhum outro tipo de fotografia pode, porque é onipresente”, afirma Eugénie Shinkle, em Fotografia de moda: a história da fotografia em 180 imagens (Aperture, 2017).

Ao espelhar movimentos sociais, novas tecnologias, questões de raça e gênero, cultura, estética e política, esse ramo da fotografia reflete o espírito do tempo e permite entender parte das ideias, aspirações e atitudes das pessoas em certo momento. “No início (a fotografia de moda era) relutante em se envolver explicitamente com a política. Mas desde o final dos anos 1960 tornou-se mais aberta e descaradamente política”, diz Eugénie.

Das primeiras imagens produzidas para esse fim, em 1880 até a fotografia de moda atual, seus fotógrafos, modelos, diretores de arte, designers e estilistas souberam acompanhar o ritmo do mercado, subjugando-o quando possível e sendo subservientes quando necessário.

Subserviência, aliás, que Eugénie Shinkle ressalta como um problema atual. Segundo ela, hoje a indústria prefere gastar parte de seus milhões patrocinando fotos de blogueiros de moda, mais suscetíveis a seus desejos, do que contar com a criatividade de profissionais. Reflexo dos tempos, como sempre.

Fonte: https://goo.gl/gB3quF 

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