FOTOGRAFIA DE MODA – TCC

em Trabalho de Conclusão Final de Curso.

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Capa Revista Vogue/Paris

CURSOS DE FOTOGRAFIA PROFISSIONALIZANTE – TRABALHOS DE ALUNOS –  FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA – TCC

TEMA – FOTOGRAFIA DE MODA

ALUNO – JANINE SILVA GODOY

SÃO PAULO – 2018

RESUMO:

A imagem fotográfica é uma importante ferramenta de registro de acontecimentos e costumes, porém, mais do que isso, é também o resultado da sensibilidade de um olhar sobre o objeto fotografado. A fotografia de moda surge inicialmente da necessidade de se apresentar, com relativa precisão, as criações de estilistas e costureiros.

Porém, como não podia deixar de ser, o olhar do fotógrafo se faz presente na variedade de ângulos, closes, enfoques e desfoques. As técnicas de fotogravura, que permitiam a impressão de foto e texto em uma mesma página, fizeram com que a fotografia alcançasse espaço nas publicações de moda no início do século XX.

Em parceria com a moda, a fotografia desliga-se do vínculo exclusivamente documental das primeiras definições fotográficas e funciona como a elaboração de uma fantasia.

De acordo com Caroline Vargas (2008), a fotografia de moda não tem compromisso com a realidade. Além do seu ponto principal, que é apresentar um modelo de vestimenta, difundir um produto do segmento de moda, ela tem o intuito de fabricar sonhos.

A imagem fotográfica gera uma recordação coletiva e pode desvendar traços da identidade de uma determinada época. Uma imagem de moda traduz a memória de um estilo, mulher e imagem que não existem mais, mas, em um caminho oposto ao da própria moda, que é efêmera, carrega a marca da permanência..

Uma boa fotografia de moda, esta deve conter uma parte de sonho, que seduz e transporta seu público no universo do belo e da suprema elegância, através da apresentação das mais novas criações da moda. A fotografia de moda excepcional é aquela que é oportuna, ao mesmo tempo que aspira eternidade. (VARGAS,2008, p.6)

Vargas (2008) ressalta que o olhar do fotógrafo, a concepção da modelo, a criação de moda e os elementos constitutivos da imagem são todos componentes da identidade de época que é veiculada pelas revistas de moda. Apesar de todos os artifícios utilizados para que uma fotografia de moda traga algo além da realidade, conseguimos identificar o que nela provém da realidade, fazendo com que nos sirva assim como um documento.

Este trabalho busca entender a Fotografia de Moda e os principais fotógrafos desse meio, que trabalham com a fantasia, o surreal e a criação lúdica por trás de suas fotografias e projetos para grandes editorias e revistas.

Palavras-chave: fotografia, fotografia de moda, imagem fotográfica, fotografia documental, registro, olhar do fotógrafo

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