Fotografia de Produto: O Que é e Como Escolher a Mais Adequada?

Neste artigo você vai encontrar dicas e explicações a respeito de diversas questões sobre fotografia de produto.

É isso aí, falaremos sobre o que é a fotografia de produto, como tirar boas fotos de produto e como escolher a mais adequada. Confira!

Fotografia de Produto: O Que é e Como Escolher a Mais Adequada?

O que é fotografia de produto? 

O que é fotografia de produto? 

A fotografia de produto é a foto que se tira de um produto que está à venda com o objetivo de mostrar de fato como ele é para os clientes.

Pois, qualquer pessoa que vai comprar um produto, se sente muito mais confiante e a vontade para comprar se ela puder visualizar uma foto daquele produto e não somente uma descrição.

Entretanto, a fotografia não deve ser feita de qualquer jeito, mas deve conter uma boa qualidade e mostrar os detalhes daquele produto, validando assim, as qualidades e características descritas na descrição dele.

O que é necessário para fazer fotografia de produto? 

O que é necessário para fazer fotografia de produto? 

Quando realizamos a fotografia de um produto para a venda, desejamos encantar os possíveis compradores. A fotografia deve impulsioná-los e animá-los a comprar tal produto. Porém, sempre seguindo a verdade, sem buscar causar uma falsa impressão e enganando o possível comprador.

Contudo, a foto não deve ser tirada de qualquer maneira, mas deve seguir um padrão de qualidade para que desta maneira transpareça toda a beleza e qualidade daquele produto.

Para isso, são necessárias no mínimo três coisas: uma boa iluminação, um bom equipamento fotográfico e espaço correto.

Como escolher a fotografia de produto mais adequada? 

Como escolher a fotografia de produto mais adequada? 

Existe pelo menos 4 tipos de fotografias de produto: 

  • Fotografia em estúdio;
  • Fotografia com fundo branco;
  • Fotografia em ambiente real;
  • Fotografia em conjunto.

As fotografias em estúdio e fundo branco são as mais simples, pois apresentam apenas o produto. 

As fotos em conjunto são boas para produtos que contam com mais de um modelo, tendo variações, como de cores e tamanhos. Pois, neste caso, todas as opções serão apresentadas em uma mesma foto, facilitando que o comprador consiga fazer uma comparação entre as opções.

Contudo, na maioria dos casos, a melhor e mais adequada opção são as fotos em ambientes reais, pois transmitem ao comprador como que de fato é o produto em uso. Por exemplo, se você vai vender uma TV, fica mais bacana uma foto dela junto a uma sala do que uma foto com fundo branco, assim como a foto de uma camiseta fica melhor quando tirada no corpo de algum modelo(a) do que uma foto com fundo branco.

Caso deseje, você também pode usar diversas fotos do mesmo produto usando tipos diferentes de fotografia de produtos.

5 Dicas para tirar boas fotos de produtos 

Dicas para tirar boas fotos de produtos 

Como já foi dito, não adianta chegar e tirar a foto do produto de qualquer jeito, pois isso pode dificultar as vendas ao invés de ajudar. Portanto, daremos 5 dicas sobre como tirar boas fotos de produto: 

  1. Utilize um aparelho ou equipamento de boa resolução;
  2. Verifique qual luz cairá melhor no ambiente da foto; natural ou artificial.
  3. Utilize um tripé para evitar a movimentação da câmera ou smartphone;
  4. Não use filtro para não causar ilusões, onde o produto parece ser o que não é;
  5. Tire diversas fotos em ângulos e posições diferentes.

Quanto cobrar por fotografia de produto?

Quanto cobrar por fotografia de produto?

Um fator que também incomoda muitas pessoas é como cobrar por fotografia de produto. Portanto, queremos dar algumas dicas a respeito deste assunto.

Primeiramente, o valor cobrado por fotografia de produto costuma ter uma grande variedade entre 5 e 70 reais por foto. Sendo assim, quais são as coisas que devem ser levadas em conta para determinar o valor cobrado por foto?

Nós recomendamos que você observe as seguintes questões:

  • Quantidade de fotos, pois quanto mais fotos, menor deve ser o valor cobrado;
  • A fotografia é no estúdio ou em outro local? Se for em outro local, quanto será preciso se deslocar para realizá-la?
  • Urgência do serviço;
  • Quantidade de retoques e edições na foto.

Conclusão 

Por fim, concluímos que fotografias de produtos são fotos tiradas de itens para venda, e que uma boa foto pode facilitar grandemente a possibilidade daquele produto ser vendido.

Também concluímos dizendo que existem certos fatores que devem ser analisados antes de cobrar por uma fotografia de produto, como local da fotografia, quantidade de fotos, entre outras questões.

E aí? Ficou alguma dúvida? Se ficou, deixe  nos comentários!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *