FOTOGRAFIA DE PRODUTOS

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Concebendo a imagem

O ÂNGULO DA CÂMERA

A superfície da imagem que ocupa o fundo depende muitas vezes apenas do ângulo da  câmera DSLR , quanto mais horizontal estiver o eixo da objetiva, maior será a superfície do fundo.

Em geral, não faz grande diferença ao aspecto da fotografia o fato de se inclinar a fotografia para baixo, e pelo contrário, poupa-se assim muito trabalho de preparação de fundo.

ILUMINÇÃO CONTRA LUZ

Quando é preciso incluir a base do objeto, a técnica mais simples de iluminação em contra luz é o uso de uma superfície flexível, que constitui uma base horizontal e depois se encurva para produzir uma parte posterior quase vertical. Mas a iluminação em contra luz é uma janela de luz colocada atrás do objeto e apontada para trás, para a parte vertical do fundo.

EXPOSIÇÃO PARA OBJETOS TRANSPARENTES

Quando o objetivo é transparente ou de tons claros, o elemento fundamental para calcular a exposição é o fundo. Se o objeto estiver iluminado em contra luz, é preciso medir a fonte luminosa para fazer uma leitura direta. Para efetuar a exposição correspondente ao objeto, acrescentam-se à leitura dois pontos.

ELIMINAÇÃO DO HORIZONTE

Exceto se utilizar uma superfície flexível como fundo, o limite entre as superfícies horizontais e a iluminação vertical em contra luz aparecerá como uma espécie de horizonte. Uma maneira fácil de eliminar é por meio de uma superfície brilhante e um ângulo baixo da foto câmera, como na fotografia do frasco antigo de perfume. O ângulo da câmera aumenta o reflexo visível.

SUPERFÍCIES BRILHANTES

O princípio que regula a iluminação de superfícies muito brilhantes diz que é preciso planificar o reflexo sobre cada centímetro quadrado da superfície com muitíssimo cuidado: fotografar-se quer o ambiente refletido quer os próprios objetos. A técnica clássica utiliza uma fonte luminosa grande para cobrir a maior parte das superfícies refletoras, como nas fotografias da parte superior e à direita.

A proporção entre a superfície do objeto e a superfície luminosa é a máxima e a fonte luminosa tem que estar o mais próximo possível. Os ângulos das superfícies do objeto e da foto câmera estão dispostos para captar o maior número de reflexos.

Aproveite para rever mais dicas  sobre fotografia de produtos nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

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