FOTOGRAFIA DE VIDA SELVAGEM

em Uncategorized.

Vida selvagem, beija flor, fotos de animais, natureza, documentários,  TV a cabo, fotografia de animais, savana africana, parques nacionais, quintal, esquilo,

Se você souber que certo tipo de beija-flor não resiste aos botões da árvore no fundo do seu quintal, esteja atendo ao horário que ele chega diariamente para se alimentar, ok?

Quando pensamos em fotos de animais na natureza, a tendência é associá-las àqueles documentários fantásticos de vida selvagem que vemos na TV a cabo. Mas a fotografia de animais não acontece só na savana africana ou em parques nacionais.

A possibilidades de fotografar a natureza existe muito mais perto de casa. Seu próprio quintal ou um parque próximo é tudo que você precisa para começar. A coisa mais importante de que você precisará é paciência – e ainda mais paciência. Os animais são arredios. Ficam tímidos perto de seres humanos. Não vão parar para fazer pose pra você.

Comida e água são os dois truques mais comuns para encontrar animais e conseguir que fiquem parados por um instante. Coloque algum petisco no chão para um esquilo. Afaste-se um pouco e prepare o foco no ponto em que colocou a comida. Espere.

Se a sua preferência é por fotografar passarinhos, conhecer seus hábitos específicos pode ser útil para conseguir chegar mais perto. Se você chegar mais perto.

Se você souber que certo tipo de beija-flor não resiste aos botões da árvore no fundo do seu quintal, observe o horário do dia que ele chega para se alimentar. Será bem cedo pela manhã? Ou no fim da tarde? Depois que você determinar o melhor horário, esconda-se e planeje os ajustes da sua câmera.

É preciso ter cuidado na hora de usar lentes mais longas para garantir profundidade de campo adequada. Geralmente, você desejará que o pássaro todo saia nítido; apesar de aparentemente o animal todo estar no mesmo plano, se usar uma lente longa você só conseguirá obter uma parte focada e outras, não.

Aliás, quando você for preencher o seu quadro com uma criatura pequena como um esquilo ou um passarinho, é melhor escolher aberturas como f/8 e f/11.

Aberturas assim moderadas também podem ser boa ideia quando você estiver fazendo um retrato de um animal maior. Se a abertura for muito grande, pode ser que você só consiga o olho ou o nariz focado, principalmente se estiver fotografando de lado.

Isso pode exigir velocidade de obturação um tanto mais baixas com tripé ou monopé para firmar a câmera. Velocidades de obturação razoavelmente mais baixas (talvez de 1/15 segundo) não devem apresentar problemas na hora de fotografar a maior parte dos animais selvagens com tripé.

 A menos que esteja correndo, o animal ficará se alimentando. Se você estiver fotografando um animal grande, geralmente consegue se garantir ajustando a lente na maior abertura, ou pelo menos quase na maior, por exemplo, f/4.

Insetos são objetos maravilhosos para fotos e existem em todo lugar. Uma aranha tecendo sua teia com o sol da manhã reluzindo no orvalho da noite que se prendeu a ela rende uma linda imagem.

A adição de uma lente macro ao seu equipamento abre um mundo todo novo de fotografia da natureza.

Insetos fotografados em close-up extremo tornam-se temas interessantes e podem ser fotografados em ambientes fechados ou ao ar livre, usando uma configuração de estúdio bem simples, com apenas algumas lâmpadas de led e uma placa branca usada como rebatedor.

Mas lembre-se de que, ao fotografar objetos tão de perto assim, sua profundidade de campo fica extremamente limitada. O melhor é regular a lente macro ao máximo de f/16 ou f/22 se quiser que o inseto fique todo nítido.

Aproveite para rever mais dicas, macetes e as melhores técnicas para fotografia de natureza nas apostilas e vídeos dos cursos de fotografia profissionalizante da Escola Focus. Não se esqueça de conferir suas anotações e os seus exercícios das aulas práticas, ok?

FOCUS Escola de Fotografia –  http://focusfoto.com.br
Conheça os novos cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/

Confira opinião de Ex-Alunos: https://goo.gl/yRlkM9
Fale com a Focus: [email protected]
Veja TCC de Alunos: https://goo.gl/TMVuLD

Seja fotografo regulamentado
Obtenha seu registro Mtb de fotografo profissional
Escola Focus: Referência em ensino de fotografia

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)