FOTOGRAFIA FINE ART

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Foto autoral de Edward Weston, rabanetes brancos, 1933

A fotografia fine art foi há tempos considerada um paradoxo: para muitos, a fotografia era o extremo oposto da fine art, ou belas artes

De  fato, em grande parte da história, a legislação de direitos autorais classificou a fotografia como um processo meramente mecânico.

Agora, a realidade é outra, e não há área da arte que esteja intocada pela fotografia.

As primeiras tentativas da fotografia em criar trabalhos que fossem levados a sério pelo mundo artístico se deparavam com a sarcástica questão: “mas isto é arte”?

Em resposta, os fotógrafos tomaram emprestado muitas convenções da pintura a óleo, algumas usando elaborados cenários, combinados com múltipla impressão – um dos primeiros exemplos de  manipulação de imagem – para  imitar a  composição com vários modelos.

 Foi somente no início do século 20 que o debate entre a arte e a fotografia foi aceito como trivial. Este foi o ponto em que a fotografia conseguiu definir o seu nicho no mundo da arte, orgulhando-se de usar um vocabulário próprio, e não dever nada à pintura.

No mesmo período, as belas artes libertaram-se da exigência de serem objetivas e reviraram sua noções estéticas de cabeça para baixo, tomando emprestado suas inspirações de qualquer tipo de fonte, incluindo, ironicamente, a fotografia. Hoje, a fotografia já está incorporada em tantos trabalhos artísticos quer podemos questionar: “Mas isto é fotografia?”.

A tumultuada união de arte e fotografia resultou na criação de muitas diferentes formas de fotografia de fine art.

Para alguns, a fotografia como objeto é superior: criou a base do processo de gelatina e prata, a revelação é sua obra resultante – precisamente exposta e artística.

O assunto em um pedaço de papel pode ser qualquer coisa, de um evento histórico a um  ovo sobre uma mesa. Outros definem a fotografia de fine art em termos de abordagem.

Uma  delas é a conceitual – obra que é baseada em noções teóricas ou  críticas de belas artes, que geralmente são intelectualmente engajadas, mas nem sempre visualmente cativantes.

De fato, se o conceito for questionar os valores normativos, o resultado pode ser deliberadamente repulsivo. Algumas obras conceituais também atentam para a criação de um contexto para a imagem, fazendo intervenções artísticas que a isolem do mundo real.

Outra abordagem se aproxima mais da estética do século 18, que dá  ênfase a forma, equilíbrio, beleza e elegância como ideias.

É este o sentido geral que cobrimos desse curto bate papo. Há um retorno a estas raízes, em parte, como reação à antiestética da arte moderna, e também como desejo de se reconectar à natureza e a sua beleza, sofisticação e sensibilidade, aplicada por meio da manipulação da imagem.

Aproveite para rever mais dicas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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