Fotografia & Glamour

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Para o público em geral, o termo “fotografia glamour” traz à mente fotos clássicas de Marilyn Monroe, Elizabeth Taylor, ou da safra atual de superstars de Hollywood.

 Para o fotógrafo de moda e beleza, no entanto, o termo é usado para descrever qualquer trabalho que enfatize a beleza do corpo humano. Apesar de poder incluir nu fotográfico, não está limitado a nus; pode incluir também o uso de lingeries, trajes de banho ou outras roupas.

Algumas fotos de glamour podem ser úteis na indústria da beleza para a promoção de produtos comerciais. Outra oportunidade para a publicação de fotografia de glamour é em revistas mais sofisticadas para adultos, em websites selecionados e para calendários, pôsteres e outros produtos de venda a varejo.

A nudez elegante, de bom gosto, se tornou aceitável desde que seja sutil e sexy, mais do que cafona e obscena. Como resultado, a típica modelo usada em fotografia de glamour mudou, daquela de seios grandes, com sensualidade apelativa, para a mulher bonita, perfeitamente proporcional, com um look sexy e saudável. Prova disso é o fato de que, agora mais sofisticadas, as revistas masculinas apresentam imagens glamorosas, de bom gosto de muitas supermodelos e estrelas de Hollywood em evidência (nota: novamente, a palavra-chave aqui é “bom gosto”. A maioria dos clientes comerciais não contratará modelos que tenham feito trabalhos para publicações masculinas explicitas).

Lingerie

Fotos de lingerie podem ser criadas tanto em estúdio quanto em locação, mas devem. É claro, ser feitas com bom gosto e sensibilidade. Fotografia de propaganda de lingerie deve ser delicada e bonita, não vulgar. Se a foto for apelativa, não estará vendendo a lingerie – você ultrapassa o glamour e está mostrando o corpo da modelo.

Os anunciantes determinam o foco da foto. Algumas vezes, querem que cada foto mostre um detalhe da peça. Por exemplo, um cliente pode solicitar que a fotografia esteja concentrada na tira de renda do sutiã, ou na calcinha. Algumas vezes, querem simplesmente que mostre uma sensação de romance, emoção ou glamour. Alguns clientes solicitam fotos do tipo catálogo; alguns permitem ao fotógrafo mostrar sua criatividade pessoal.

Assim como modelo de roupas de banho, modelos que fotografam lingerie são geralmente mais baixas e com mais curvas do que as típicas modelos de moda.

Modelos acima do peso

No mundo da moda, uma modelo que vista 40, 42, 44 ou acima é chamada de modelo tamanho grande. As modelos acima do peso mais bem pagas são geralmente tamanho 42, 44 e 46. Existem dois métodos quando se trabalha com essas modelos.

O primeiro é usar a técnica para visualmente emagrecer a modelo. Isso pode incluir poses exageradas, iluminação especial e o uso de softwares de edição de imagem na pós-produção. Se você decidir usar esse método, pode visualmente alongar as pernas, fazendo com que ela use sapatos extremamente altos. Ela pode até mesmo usar mais de um sutiã para reduzir o tamanho dos seios, ou inclinar bastante os quadris para emagrecer essa área. Deixar uma grande parte do corpo na sombra ou reduzir a separação entre a modelo e o fundo pode também produzir um efeito mais delgado.

Essas técnicas exageradas são usadas somente quando se fotografa imagens de book para uma modelo que está preocupada com sua aparência, ou quando um cliente contrata uma modelo em particular por ver nela algo especial mas ainda assim quer reduzir seu tamanho visualmente.

O segundo método é usado quando a modelo é contratada pelo cliente como modelo tamanho grande – talvez para anunciar roupas de tamanho grande ou para atrair consumidores com formas maiores do que as típicas modelos de moda. Nesse caso, a modelo deve ser fotografada usando-se os mesmos métodos que você usaria com qualquer outra modelo. Técnicas especiais não são necessárias. Hoje em dia, clientes e agências de publicidade estão expandindo o uso de “pessoas reais” em seus anúncios, então, esse é geralmente o cenário com o qual você se depara.

Editorial

Editorial á a parte da revista criada por editores, não anunciantes. Essas páginas promovem uma tendência geral ou ideia, mais do que um produto específico. Quando criam esse tipo de trabalho, os editores e fotógrafos estão mais preocupados com o estilo e visual de revista do que com o fabricante da roupa ou produto. Eles tentam criar um look que se tornará a próxima tendência.

Sobre o autor

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