FOTOGRAFIA NOTURNA

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Cenas noturnas: imagens mágicas!

Imagens feitas à noite têm uma capacidade quase mística de trazer à tona emoções e lembranças. Alguns lugares até ficam melhores à noite do que durante o dia.

A fotografia noturna é capaz de produzir imagens mágicas de cenas que, à luz do dia, podem parecer monótonas e comuns. E a fotografia noturna não é difícil quando algumas regras simples são seguidas.

As fotos noturnas quase sempre exigem exposição longa. Isso significa usar tripé para que sua câmera fique perfeitamente imóvel enquanto o obturador está aberto, apesar de às vezes ser possível encontrar uma superfície sólida para apoiar sua câmera, usando o disparador automático para bater a foto.

A fotografia noturna é uma área em que, reconhecidamente, o digital está em leve desvantagem. O sensor de imagem de uma câmera digital é um chip eletrônico percorrido por uma minúscula carga elétrica. Quando se faz longas exposições de cenas escuras, existe a possibilidade do surgimento de uma condição chamada de “ruído”. O ruído é parecido com quando se assiste a um canal de televisão analógica mal sintonizado, o que afeta a qualidade da imagem.

Portanto, faça alguns testes antes, variando abertura e velocidade, sempre com ISO 100. Lembre-se das nossas aulas práticas de fotografia noturna nos módulos 1 e 2.

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AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE:

Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973.
Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA.

No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico.
Fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP.

Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP.
Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995.

Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas.

Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Reuters – 17/11/2017)

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