Fotografia: Para que Serve o Enquadramento?  

Um aspecto que é muito menosprezado nas fotografias mundo afora, especialmente entre fotógrafos amadores, é o enquadramento da imagem. Esse é um detalhe que faz toda a diferença, mas que não é levado em consideração muitas vezes, prejudicando a qualidade final da foto. 

É uma coisa que deveria ser ensinada logo de cara para todos os fotógrafos, então o nosso artigo abaixo vai te dizer: para que serve o enquadramento na fotografia?

Fotografia: Para que Serve o Enquadramento?  

O que é o enquadramento na fotografia? 

Basicamente, o enquadramento é como a fotografia vai aparecer como um todo. Por exemplo, você pode estar tirando uma foto de um familiar, em frente a um estádio de futebol. A foto pode parecer incrível e memorável, mas, quando você chega em casa, percebe que há uma outra pessoa no fundo atrapalhando a imagem. 

O desconhecido simplesmente escondeu uma parte importante do estádio e fez com que a foto ficasse com uma qualidade ruim e com um enquadramento péssimo, já que uma parte importante da foto foi escondida pela pessoa no fundo. Portanto, um bom enquadramento depende de todos os elementos da foto. 

O plano de fundo da imagem que você quer fotografar, então, deve ser levado sempre em consideração. Para isso você deve pensar em algumas coisas. Onde você está fotografando? Quais elementos estão atrás do objeto principal de fotografia? Todos os elementos que você quer fotografar estão sendo totalmente contemplados?

Você também deve prestar atenção nos aspectos principais das imagens, que não devem ser ofuscados por elementos secundários. Um bom enquadramento depende totalmente disso, já que é algo importante para a harmonia final da fotografia. Portanto, o enquadramento, que muitas vezes é menosprezado, é essencial para uma boa fotografia. 

Para que serve o enquadramento na fotografia?

Para que serve o enquadramento na fotografia?

O enquadramento na fotografia serve para alguns aspectos diferentes, entre eles a harmonia entre os elementos principais e secundários da foto, que já citamos aqui neste texto. Entretanto, precisamos começar falando sobre o que é composição e o que é enquadramento dentro de uma fotografia. 

A composição e o enquadramento de uma imagem são coisas que se intercalam e devem conversar entre si. No entanto, são coisas diferentes e não devem ser confundidas. O enquadramento será montado durante o rascunho da foto. 

Isso quer dizer que, enquanto você estiver pensando nos elementos e tudo mais que envolve uma fotografia, você deve pensar no enquadramento da imagem, que está mais relacionado a um momento “pré-foto”.

A composição, por outro lado, tem a ver com a posição de pessoas na sua foto em relação ao plano de fundo – lembra da história do estádio de futebol que contamos? Então, trata-se exatamente disso! A composição da imagem deve levar em conta os elementos de uma maneira que lembre um quadro. 

Então, basicamente, o enquadramento serve para montar a fotografia final como um todo e deve ter a devida importância. Pense sempre em como enquadrar bem a sua imagem, certamente suas fotos sairão melhores!

Quando não usar o enquadramento na fotografia? 

Quando não usar o enquadramento na fotografia? 

Se a sua foto não contar com elementos de fundo, o enquadramento fica mais fácil de se realizar. Tudo isso porque não haverá elementos que podem atrapalhar no fundo, então você pode focar em enquadrar apenas o elemento principal. São nesses casos que o enquadramento na fotografia não precisa ser usado totalmente, já que aí é possível brincar mais com o enquadramento, devido à quantidade de elementos na foto. 

Com menos elementos, menor é a chance de que algo atrapalhe a sua fotografia. No caso de ser uma pessoa sendo fotografada, por exemplo, basta enquadrar a parte do corpo que você quer que apareça e fim! Enquadramento feito. 

Além disso, vale destacar que em todo o restante de possibilidades das imagens o enquadramento deve ser, sim, levado em consideração. Justamente porque ninguém quer cortar uma parte da cabeça ou tirar um elemento importante da foto sem querer. Então, olhe com carinho para o enquadramento sempre. 

O que precisa para fazer um bom enquadramento na fotografia? 

O que precisa para fazer um bom enquadramento na fotografia? 

Algumas coisas precisam ser levadas em consideração para que um bom enquadramento seja feito na fotografia. Primeiramente, ache uma boa lente de câmera. Desta maneira, com a lente ideal, seu enquadramento ficará perfeito. 

Para fotos com um maior número de elementos, procure lentes com um ângulo de visão maior. Em segundo lugar, você deve pensar também em manter a posição durante o ato de fotografar. Tremer muito ou ficar mudando a posição do enquadramento de forma exagerada pode atrapalhar o resultado final da foto. 

Se a sua câmera for digital, é importante também que você considere o ângulo da foto e a direção da câmera. Isso acontece porque a sua lente precisa estar apontada para o local correto. Assim, o enquadramento será adequado. Mas lembre-se: em câmeras digitais, você precisa configurar previamente o seu equipamento para que a imagem saia com a melhor qualidade possível. 

Por fim, vale a pena ficar de olho também nos pontos do modo AF da sua câmera, caso sua câmera seja um pouco mais elaborada e disponibilizar essa opção. Olhe para o visor do seu equipamento e configure esses pontos da maneira que te interessar mais, pois você vai conseguir destacar as partes das imagens que mais te agradarem.

Por exemplo, em uma foto de uma pessoa com um estádio ao fundo, você pode escolher priorizar a pessoa utilizando os pontos AF. 

Qual a importância de um bom enquadramento na fotografia? 

Qual a importância de um bom enquadramento na fotografia? 

Também precisamos ressaltar a importância de um bom enquadramento nas fotografias. Um bom enquadramento transforma sua imagem final em uma verdadeira obra de arte, daquelas que saltam os olhos. É importante que você enquadre bem os elementos, de uma maneira que nada fique ofuscado. 

Além disso, mesmo que algo fique ofuscado e outro elemento seja priorizado, que isso seja uma escolha sua e não um acidente. Defina o que é mais importante na sua foto e utilize as principais técnicas de fotografia para que tudo fique perfeito no final das contas! 

Com um enquadramento de qualidade nas suas fotos, é assim que você vai passar de um fotógrafo amador para um fotógrafo profissional, pois esse é um aspecto que é ignorado por muitos fotógrafos e que, quando é levado em consideração, transforma completamente uma fotografia. 

Conclusão 

Um bom enquadramento faz toda a diferença em uma fotografia. Por isso, fique atento aos elementos que compõem a sua imagem e escolha o que deve ser priorizado ou não. Se todos esses elementos forem colocados em harmonia na foto, não tem porque a foto ficar ruim no final. 

Gostou do nosso artigo? Deixe um comentário abaixo!

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *