FOTOGRAFIAS DO LITORAL

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Quer profissionalmente, quer por hobby, é importantíssimo termos em mente algumas dicas de como se fotografa no litoral

O primeiro ponto de atenção é com a escolha do que fotografar. Sem dúvida, é preciso treinar o olhar para irmos além das tradicionais fotos de praias em elipse.

Só em termos de paisagens naturais, podemos fotografar falésias, manguezais, restingas, lagoas, recifes e assim por diante. Também, assuntos como paisagens urbanas, animais, meios de transporte, instrumentos de trabalho, rochas, reflexos e pôr-do-sol, não devem ser esquecidos. Em especial, precisamos fotografar pessoas.

Pessoas trabalhando, pessoas praticando esportes, pessoas simplesmente relaxando. As pessoas ficam mais bonitas e descontraídas num ambiente praiano. Sim, as possibilidades são infinitas, se estivermos atentos.

Uma outra questão importante a ser considerada é a fotometria. Alguns fotógrafos não se esmeram tanto na fotometria, pois acham que podem corrigir o problema posteriormente, tanto no laboratório quanto no Photoshop.

Isso pode ser um pouco mais complicado, se estivermos trabalhando com slide, ou com arquivos no formato JPEG. Então, o ideal é acertamos a fotometria em campo. Isto pode ser um pouco mais desafiador em locações de litoral. Os fotômetros existentes nas maquinas fotográficas trabalham com luz refletida e são calibrados com o cartão cinza 18%.

Significa que ele que ele medirá corretamente a luz em situações de tons médios semelhantes ao cartão. Entretanto, em situações onde existem objetos muito claros, como talvez a areia da praia refletindo a luz do sol, ou objetos muitos escuros, com pedras à sombra, o fotômetro poderá “errar” em até dois pontos.

Para solucionar o problema, podemos ter em mãos um cartão cinza 14%, e a fotometria poderá ser feita no cartão e então aplicada à cena. Alguns fotógrafos variam esse método por usar a palma da mão como “cartão cinza 14%”.

Uma outra possibilidade, para quem trabalha em estúdio, é carregar o seu flashmeter, que trabalha com luz incidente, e aplicar a leitura do mesmo á câmera DSLR. Em todos os casos, a luz incidente deverá ser a mesma da cena a ser fotografada.

Aproveite para rever mais dicas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

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