Fotógrafo: as aparências enganam!

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Todas as superfícies produzem reflexão difusa, direta e polarizada me diferentes graus. Vemos todas essas reflexões, mas nem sempre estamos conscientes de todas elas.

Anos de programação permitem que nossos cérebros editem a imagem da cena. Essa edição minimiza a reflexão que atrapalha ou é trivial para o objeto. Ao mesmo tempo, maximiza a importância da luz que é essencial para nossa compreensão da cena. A imagem psicológica no cérebro pode ser bastante diferente da fotoquímica que o olho na verdade vê.

Um reflexo em uma vitrine de loja pode ser muitas vezes mais brilhante do que os produtos dispostos no interior. No entanto, se estamos interessados no produto, então é o que vemos, e não o reflexo.

Mas o cérebro não pode editar uma imagem de uma imagem de uma maneira efetiva. Se fotografarmos a mesma vitrine sem eliminar a reflexão da superfície, então alguém que o olhar a foto talvez não consiga ver através do vidro.

Psicólogos não explicaram completamente por que essa diferença existe. O movimento certamente tem algo a ver com isso, mas não tudo. Alguns defeitos visuais são menos perturbadores em um filme do que poderiam ser em uma fotografia, mas não muito.

Fotógrafos sabem que o cérebro não é capaz de editar uma imagem de uma cena, tão bem quanto a cena em si. Descobrimos esse fato quando aprendemos o quão rapidamente podemos identificar defeitos em nossas imagens, mesmo não tendo podido vê-los quando examinamos cuidadosamente a cana original.

Partes inconscientes de nosso cérebro fizeram o “serviço” de editar a cena para excluir dados estranhos e contraditórios. O observador torna-se consciente dos detalhes editados vendo a foto.

Como as fotos revelam coisas que nunca poderíamos observar de outra forma? Esta é uma pergunta para um outro livre. Esse é sobre o que precisamos fazer sobre esse fato e como tirar vantagem disso. Quando fazemos uma foto temos que conscientemente fazer alguma edição que outros observadores fazem inconscientemente.

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