Fotógrafo: as mudanças chegaram

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Considere a possibilidade de estar bem preparado e entrar pela porta da frente do mercado

Quando o modelo de terceirização foi implantado no mercado brasileiro, foi condenado, pois a maioria entendeu que era uma concorrência desleal aos grandes fotógrafos com marca própria. Mas essa foi uma afirmação imprudente, pois esse modelo poderia, também, ser caracterizado como um catalisador de muitas novas oportunidades.

Agora, muitos fotógrafos estão apostando nele e aqueles que já estavam no mercado estão sendo obrigados a apostar ainda mais alto. No final, todos os que estiverem na indústria da fotografia vão ganhar com isso. Os únicos que perderão serão os que não tiverem talento e/ou não encontrarem seus diferenciais no mercado. Em outras áreas, por exemplo, as operadoras de planos de saúde vem terceirizando médicos, hospitais, laboratórios, entre outros serviços, há mais de quatro décadas. Isto, sem contar a opção do SUS, ou exame médico pra frequentar piscinas, nos clubes.

O que me impressiona não são todas as mudanças que estão ocorrendo no mercado da fotografia, mas é o fato de que muito pouca gente se dá conta delas. E essas mudanças não deveriam ser uma surpresa nem serem difíceis de incorporar. Afinal de contas, a padronização está acontecendo em toda a indústria de prestação de serviços nesta era e o provérbio já estava “escrito nas paredes do metrô”, como diriam Simon e Garfunkel: você não escolhe se as mudanças vêm ou não, mas decide se quer surfar a onda e progredir ou se tornar um ranzinza e se afogar.

No final, o cliente que nos contrata é quem se beneficia da maioria dessas mudanças, pois aqueles que valorizam principalmente a fotografia em si agora têm as companhias terceirizadoras para contratar, e aqueles que desejam uma relação de confiança com o profissional que vai capturar seus preciosos momentos buscam o fotógrafo com marca própria.

Não há falta de trabalho, afinal, cada vez mais pessoas querem suas fotos feitas de maneira profissional. Considerando nossa cultura de guardar os eventos importantes da vida, essa tendência irá, sem dúvida, converter-se em muito trabalho para muitos fotógrafos, desde que eles evitem o inimigo comum: transformar seu trabalho em commodity.

Seja você um fotógrafo com marca própria ou freelance, deve sempre procurar diferenciar-se pessoal e profissionalmente para evitar sua própria extinção. Seu olhar único, seus talentos exclusivos e sua personalidade distinta são os valores que você leva para o mercado, independentemente do caminho que escolher. É verdade que seu diferencial é mais valorizado como fotógrafo com marca própria, mas ele também conta um bocado se você escolher ser um freelance.

Lembre-se, o motivo para que seja você o escolhido para um trabalho – seja por um cliente ou por uma empresa contratante – vem de quem você é e o que você oferece. Para isto, estudar e estar constantemente atualizado com os novos conceitos e antenado com o mercado não é mais uma opção.

Resumindo: ou você se destaca entrando na contramão do mercado com um excelente conhecimento técnico, estético e grande diferencial de atuação ou sobrevive como fotógrafo terceirizado.

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