FOTÓGRAFO: CONHEÇA A ILUMINAÇÃO PARAMOUNT

em Artigos e Entrevistas.

Iluminação Paramount, iluminação borboleta, iluminação glamour, padrão feminino, sombra simétrica, órbitas dos olhos, luz princial, iluminação em estúdio, luz de fundo, luz de cinema, escola focus, (11) 3107 219, cursos de fotografia em sp, aulas de fotografia, aulas de fotografia online, aulas de fotografia sp, curso de fotografia, curso de fotografia para profissionais, curso de fotografia profissional sp, curso de fotografia sp, curso foto, curso fotografia focus, curso fotografia são Paulo, curso fotografias, curso profissionalizante de fotografia, curso técnico de fotografia sp, cursos de fotografia online, cursos de fotografia santos sp, cursos de fotografia sp, cursos de fotografia zona leste sp, cursos de fotografia zona oeste, cursos de fotografia zona sul sp, cursos de fotojornalismo sp, cursos de photoshop, cursos profissionalizantes de fotografia, cursos vips de fotografia, Dicas & Tutoriais, dicas de fotografia, Direito Autoral, escola de fotografia sp, escola focus de fotografia, escolas de fotografia, escolas de fotografia profissional, escolas de fotografia sp, escolas de fotografias sp, focus curso de fotografia, focus escola de fotografia, focus foto, focus fotografia, fotografe melhor, fotografia & marketing, fotografia aula sp, fotografia cursos, fotografia escolas sp, fotografia focus são Paulo, fotografia moda e beleza, fotografia profissional, fotógrafo, melhor escola de fotografia, melhores curso de fotografia sp, melhores cursos de fotografia do Brasil, melhores cursos de fotografia SP, melhores escolas de fotografia Brasil, mercado de trabalho, notícias, notícias sobre fotografia, técnica fotográfica,

Esquema de luz Paramount. Observe o efeito de “sombra borboleta” abaixo do nariz da modelo

“Luz Paramont”, padrão de iluminação utilizado pelos estúdios Paramont,em seus filmes nas décadas de 40 e 50.

A iluminação Paramount, frequentemente chamada de iluminação borboleta ou iluminação de glamour, é um padrão tradicionalmente feminino, que produz uma sombra simétrica e similar a uma borboleta abaixo do nariz da modelo. Ela tende a enfatizar maçãs do rosto altas e pele bonita. Geralmente não é usada em homens, pois tende a tornar ocas suas faces e órbitas dos olhos.

A luz principal é posicionada no alto diretamente à frente do rosto da modelo, paralelo à linha vertical do seu nariz. Uma vez que a luz tem que estar alta e próxima à modelo para produzir a desejada sombra de borboleta, ela não deve ser usada com mulheres com órbitas dos olhos profundas, ou não haverá luz para iluminar os olhos. A luz de preenchimento é posicionada na altura da cabeça da modelo, diretamente abaixo da luz principal. Dado que tanto a luz principal quanto as luzes de preenchimento tem que ser usado no lado oposto das luzes e próximo à modelo para preencher as sombras profundas no pescoço e na bochecha do lado sombrio.

A luz de cabelo, que sempre é usada do lado oposto da luz principal, deve iluminar o cabelo somente e não fluir sobre o rosto. A luz de fundo, usada baixa e atrás da modelo, deve formar um semicírculo de iluminação no fundo infinito (se estiver usando um), de forma que o tom do fundo se torne gradualmente mais escuro quanto mais longe do modelo se olha.

VARIAÇÃO PARAMOUNT

A iluminação circular é uma variação menor da iluminação Paramount. A luz principal é abaixada e movida mais para o lado do modelo para que a sombra abaixo do nariz se torne uma pequena volta (loop) no lado sombrio do rosto. Essa é uma das configurações mais comumente usadas e é ideal para pessoas com rostos médios, de formato oval.

Em iluminação circular, a luz de preenchimento é posicionada no eixo câmera-modelo. É importante que a luz de preenchimento não projete uma sombra própria para manter a característica de luz única do retrato.

O único lugar onde você pode realmente observar se a luz de preenchimento está cumprindo sua função é na posição da câmera. Veja se a luz de preenchimento está projetando uma sombra única, olhando através do visor.

A luz de cabelo e a luz de fundo são usadas da mesma maneira que a iluminação Paramount.

Escola de Fotografia – Desde 1975: http://focusfoto.com.br 
Conheça os cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/ 
Fale com a Focus: cursos@focusfoto.com.br 
Veja  Ultimas Noticias sobre Fotografia: http://focusfoto.com.br/blogs/  

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)