Fotógrafo saiba mais sobre formação de preço

em Artigos e Entrevistas, Dicas & Tutoriais, Notícias.

fotografo de estudio, mercado fotografico, agencias de publicidade, saneamento de caixa, escolas de fotografia sp,  aulas de fotografia sp ,curso de fotografia sp, focus escola focus, enio leite, notícias sobre fotografia, curso fotografia online, cursos de fotografia sp, escola focus fotografia, cursos de photoshop sp, melhores escolas de fotografia Brasil, cursos de fotografia focus , cursos de fotografia online, focus foto, cursos de cinematografia digital Full HD, cursos de fotografia são paulo,  melhor curso de fotografia no Brasil, cursos de fotografia zona sul sp, dicas de fotografia, focus foto, melhores escolas de fotografia sp, curso técnico de fotografia sp, melhores cursos técnicos de fotografia sp, escola técnica de fotografia sp, aulas de fotografia sp

Quanto cobrar pelos produtos e serviços

Muitos profissionais do ramo fotográfico “patinam” na formação de preços de seus produtos e serviços. Jogam aletoriamente uma margem que não cobre todos os custos e despesas necessários para colocar o produto ou serviço à disposição do consumidor. Abaixo um miniguia.

Perguntas na definição e preços:

Qual a relação entre os preços básicos e a estrutura de custos?

Qual a sensibilidade do mercado às diversas alternativas de preços da empresa?

Qual o efeito dos preços a serem estipulados em relação à imagem do produto e da empresa em comparação à concorrência?

Situações em que a definição de preços é crucial:

Quando a empresa tem que estabelecer o preço pela primeira vez

Quando a empresa que alterar preços vigentes

Quando a concorrência inicia guerra de preços

Quando a empresa tem produtos com demandas e/ou custos inter-relacionados caso típico de loja-estúdio)

Objetivos na estipulação de preços:

Seleção do mercado: a empresa estabelece o preço visando a atingir segmentos ( cliente direto, agencias de publicidade, loja de foto para amador, profissional, estúdio etc.)

Recuperação de caixa: empresas em dificuldades financeiras estabelecem preços que permitem saneamento de caixa

Promoção de produtos: o preço é estipulado para promover uma linha de produtos  ou serviços(ex.: desconto para books,  álbuns, portarretratos, etc.)

Maximização do lucro: preços definidos para trazer a rentabilidade desejada

Eliminação da concorrência: os preços funcionam para eliminar os concorrentes

Estipulação do preço de venda:

O empresário deve conhecer todos os componentes que dão origem ao preço. Nesse processo é fundamental a estrutura de custos. Há empresas com rigor e formam os preços de venda na empiria.

Problemas acarretados por preços irreais:

Diminuição de lucro: preços de venda abaixo do real

Dificuldade em vender: preço de venda acima do real

Baixa lucratividade: foco em produtos ou serviços de pouca lucratividade

Alto custo operacional: dificuldade em identificar custos e despesas para reduzi-los

Como calcular preços:

Faça um planilha para cada produto e serviço oferecido, elencando custos fixos e variáveis, despesas e margem de lucro desejada. Acompanhe o desempenho das vendas no geral e a contribuição de cada produto e serviço. Fica mais fácil na hora de fazer promoção.

 Focus Escola de Fotografia – Desde 1975 

Veja mais notícias:
http://focusfoto.com.br/blogs
Conheça os cursos da Focus: http://focusfoto.com.br/cursos/
Fale com a Focus:
 cursos@focusfoto.com.br

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)