FOTOJORNALISMO, AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS E FOTOJORNALISTAS

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James Nachtwey, repórter fotográfico norte-americano, se considera uma testemunha e suas fotos são o testemunho dele

Texto: Karen DeJean, aluna da Focus Escola de Fotografia

FOTOJORNALISMO:

O Fotojornalismo é uma especialidade da fotografia cujo o objetivo é passar uma informação clara e concisa, através da imagem fotografada. Devido à complexidade do assunto, talvez a melhor forma de abordar o conceito de fotojornalismo é fazê-lo em sentido lato e em sentido restrito, sendo que, em qualquer caso, para se abordar o fotojornalismo temos que pensar numa combinação de palavras e imagens: que se contextualizem e se complementem.

  1. a) Fotojornalismo (lato sensu) — No sentido lato, entendemos por fotojornalismo a atividade de realização de fotografias informativas, interpretativas, documentais e “ilustrativas” para a imprensa ou outros projetos editoriais ligados à produção de informação de atualidade. Neste sentido, a atividade caracteriza-se mais pela finalidade, pela intenção e não tanto pelo produto.
  2. b) Fotojornalismo (stricto sensu) — No sentido restrito, entendemos por fotojornalismo a atividade que visa informar, contextualizar, oferecer conhecimento, formar, esclarecer ou marcar pontos de vista (“opinar”) por meio da fotografia de acontecimentos e da cobertura de assuntos de interesse jornalístico. Este interesse pode variar de um para outro órgão de comunicação social e não tem necessariamente a ver com os critérios de noticiabilidade dominantes.

O fotojornalismo recorre à conciliação de fotografias e textos. Quando se fala de fotojornalismo não se fala exclusivamente de fotografia.  A fotografia, muitas vezes, é incapaz de oferecer determinadas informações, quando precisa ser complementada com textos que orientem a construção de sentido para a mensagem. Por exemplo, uma imagem não consegue mostrar conceitos abstratos, como o de inflação. Pode-se sugerir o conceito, fotografando, por exemplo, etiquetas de preços. Mas, em todo o caso, o conceito que essa imagem procuraria transmitir só seria claramente entendido através de um texto complementar.

No fotojornalismo, usamos a fotografia como um veículo de observação, de informação, de análise e de opinião sobre a vida humana e as consequências que ela traz. A fotografia jornalística mostra, revela, expõe, denuncia, opina. Dá informação e ajuda a credibilizar a informação textual. Pode ser usada em vários suportes, desde os jornais e revistas, às exposições e aos boletins de empresa.

Assim como em outros ramos do jornalismo, um fotojornalista deve estar sempre atento ao que acontece ao seu redor, ser curioso, sensível e dominar as técnicas de fotografia para conseguir fotografar em condições adversas.

Uma boa fotografia é aquela que chama a atenção para o conteúdo publicado, comprova algo, choca o leitor, informa, diz muitas coisas rapidamente e é capaz de transmitir ao leitor a sensação de poder vivenciar e entender a notícia com mais clareza. Por esse motivo, o fotojornalista deve seguir preceitos como originalidade, intuição, persistência e a informação relevante, pautadas, sobretudo, pela ética.

A forma que o fotógrafo escolhe na hora de fotografar é determinante, seja para transmitir uma informação precisa ou até mesmo para mostrar uma outra visão da realidade. A forma de fotografar está diretamente ligada ao ângulo de visão do fotógrafo jornalista e ao enquadramento, ou seja, o que ele deve restringir e delimitar para expressar algo, de acordo com seu intuito. Outro termo utilizado nessa área é o da “visão periférica”, isto é, a sensibilidade e a capacidade de perceber algo que está fora do foco principal e que nem sempre é publicado.

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