FOTOJORNALISMO E SEU PAPEL NO IMAGINÁRIO SOCIAL – TCC

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Gerda Taro, fotógrafa alemã, amante de Robert Capa, posa para uma foto icônica da Guerra Civil Espanhola, com o propósito de produzir uma imagem consciência sobre os horrores desse conflito. Foto: Robert Capa – 1937

TÍTULO: FOTOJORNALISMO E SEU PAPEL NO IMAGINÁRIO SOCIAL                                                                                    

ALUNA: MARIANA GOMES GARCIA

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso Profissionalizante de Fotografia da Escola Focus, apresentado como requisito para obtenção do registro Mtb de fotógrafo profissional junto ao Ministério do Trabalho.

 Orientador: Prof. Dr. Ênio Leite

FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA
SÃO PAULO
2017

RESUMO:

Com este trabalho pretende-se analisar a influência que a fotografia e, mais especificamente, o fotojornalismo possui na construção do imaginário social e suas consequências a partir do desenvolvimento das primeiras tecnologias de reprodução fotográfica até o momento atual e suas tendências.

O mundo europeu do século XIX foi marcado por uma efervescência de inovações que, no cerne da Revolução Industrial, atingiram e alteraram profundamente a visão de mundo não apenas em um âmbito econômico e político, mas também no social e cultural.

O desenvolvimento do daguerreotipo, ou seja, o processo fixação de imagens em placas de prata com a utilização de placas de prata sensibilizadas com vapor de iodo, teve uma grande influência sobre as artes plásticas e, principalmente, no avanço da tecnologia fotográfica que começava a despontar na época.

Ao mesmo tempo, William Talbot criava o calótipo, a primeira técnica que revelação e fixação usando negativo-positivo, o que possibilitava uma grande quantidade de reprodução, enquanto o daguerreotipo produzia somente uma imagem. O calótipo é bastante parecido com o processo de revelação do século XX, mas era bastante usado por artistas para realizar imagens mais pictóricas, devido à falta de nitidez. Esses métodos estavam ligados ao pictorialismo, um movimento que tinha por objetivo a inserção da fotografia nas artes plásticas e caracterizava-se por uma tendência de se desenhar por cima da fotografia; o foco principal era a técnica.

Com o surgimento, em 1851, do colódio úmido, método que se consistia em utilizar uma placa de metal ou vidro, aplicar o colódio e submergi-la em uma solução do nitrato de prata, tornando-a fotossensível, foi possível diminuir tempo total do processo e, como consequência, houve um crescimento na fotografia de retrato e na documental.

Esses dois tipos de fotografia estavam inseridos na nova estética do século XIX, a estética do realismo que foi responsável por uma grande aproximação das pessoas com a fotografia e também uma das principais colaboradoras para o surgimento do fotojornalismo moderno e possui características que permaneceram vivas até hoje; a estética realista será explorada mais detalhadamente nos próximos tópicos.

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