FOTOMETRIA

em Dicas & Tutoriais, Equipamentos.

fotometria, luz medida, maneira criativa, câmera ao olho, conhecimento, fotômetro, câmeras digitais, lente TTL, cena quadrada, objeto, fotografia aulas, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escolas de fotografia, blogs sobre fotografia

A luz deve ser medida antes de ser utilizada de maneira criativa. Com o tempo você vai aprender a “ler” a luz antes mesmo de levar a câmera ao olho

Você pode desenvolver esse conhecimento na prática utilizando um fotômetro – ferramenta para qualificar numericamente a intensidade da luz que reflete de determinada área ou incide nela.

Eles são integrados nas câmeras digitais e medem através da lente TTL (through-the-lens), a luz refletida por uma cena quadrada. Fotômetros de mão avulsos também estão disponíveis, medindo diretamente a luz que incide em um objeto.

OPERAÇÃO DO FOTÔMETRO INTEGRADO À CÂMERA

Os fotômetros integrados às câmeras digitais são ferramentas essenciais e avançadas, mas não infalíveis; cabe ao fotógrafo utilizar o fotômetro de maneira adequada em determinada cena e interpretar suas medições com precisão.

Isso se torna mais fácil em cenas uniformemente iluminadas em que todos os setores do quadro refletem a mesma quantidade média de luz.

Muitas cenas, no entanto, são mais complicadas, sendo composto por elementos diversos, cada um deles exigindo uma exposição específica. Ainda que os sistemas de fotometria das câmeras digitais variem em sofisticação, eles geralmente têm três modos de operação distintos, apropriados para condições de iluminação específicas.

Medir a luz com sua câmera é tão simples quanto selecionar o modo automático e fotografar. A luz refletida é medida a partir de diferentes áreas da cena enquadrada, e a câmera estabelece uma configuração de ISO/velocidade do obturador/abertura correspondente (dependendo do modo de exposição em uso). As câmeras digitais medem a luz da cena mesmo no modo Manual, exibindo as medições como um parâmetro para suas configurações de exposição.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotometria nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.