FOTOMETRIA PARCIAL E PONTUAL

em Dicas & Tutoriais, Equipamentos.

Fotometria parcial, pontual, matricial, pequenas áreas, centro do quadro, 10% da cena, áreas de brilho, escuridão, feixe de luz, tema, 18% de luz, fotografia aulas, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escolas de fotografia, história do marketing

Da esquerda para a direita. Modos de fotometria: matricial, parcial e pontual

As fotometrias Parcial e Pontual fazem suas leituras a partir de pequenas áreas ao centro do quadro.

A parcial usa aproximadamente 10% da cena, enquanto a Pontual foca em uma área central simples – cerca de 2-4% do quadro.

Elas são imbatíveis para fazer leituras precisas de diferentes objetos em cena ou quando se deseja evitar que a câmera seja enganada por áreas de brilho ou escuridão excessivas, quando por exemplo, o tema é iluminado por um feixe de luz.

O problema como esses modos é que, se há um tema que não esteja refletindo aos 18% de luz que recai sobre ele (se não é meio-tom, por exemplo), a imagem pode ficar mal exposta.

Temas claros refletirão mais luz do que os meios-tons, por isso, sistema de fotometria irá subexpor para criar uma exposição próximas aos 18% de cinza; é por isso que fotos de neve podem, muitas vezes, parecer sujas e opacas. Temas escuros refletem menos luz, por isso o fotômetro os superexpõe, para obter os mesmos 18% cinza; faça a leitura Parcial de um carvão e a foto parecerá queimada.

Nessas circunstâncias, a melhor abordagem é fazer uma foto teste, checar o histograma, depois regular uma exposição de compensação conforme necessário. Diferentemente do método Avaliativo, o resultado de um método “não inteligente” é consistente e previsível.

Faça a leitura Pontual de uma ave branca e você precisará regulara mais ou menos, +1 a +2 pontos de compensação para deixa-la clara. Se fizer o mesmo em uma ave negra precisará de -1 a -2 pontos de compensação para deixa-la negra em vez de cinza opaco.

Aproveite para rever mais dicas sobre tipos de fotometria nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.