FUNDAMENTOS DO FOTOJORNALISMO: A FOTOGRAFIA DE IMPRENSA

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Contexto fotojornalístico de: Eugene Smith

Texto: Caroline Lima dos Santos, aluna do módulo 5 – Curso de Fotojornalismo – Escola Focus

A leitura de um texto inicia-se com uma leitura ótica e mental que se desenvolve simultaneamente, mediada por um contexto biossocial no qual o leitor já se encontra plenamente incorporado.  O leitor primariamente passa por quatro etapas seguintes ao ler um texto:

  • Decifra as letras,
  • Assimila o sentido de cada palavra,
  • Estabelece as relações entre as palavras,
  • Toma conhecimento da frase.

Quando se lê um texto, as reações psicológicas também se desencadeiam imediatamente, porém o sentido das palavras e das frases é, antes de tudo, mediado pela imaginação, para depois serem traduzidas em imagens mentais.

Na leitura da imagem fotográfica há um amplo e direto desencadeamento das reações emocionais, pois a imagem fotográfica supre a fase intermediária que conceberia a imagem mental. As imagens poderão gerar empatia, cumplicidade, repugnância, seduzir ou convencer o leitor sobre a veracidade dos fatos e assim sucessivamente.   A fotografia de imprensa não deve fornecer a informação complementar, pois ela tem a necessidade de transmitir uma informação autônoma e não de complementar a informação já abordada pelo texto. Isso cabe ao leitor da imagem.

Ela deverá fornecer um outro nível que somente a linguagem fotográfica poderá passar. E essa linguagem se completará se forem utilizados todos os recursos visuais inerentes à fotografia, seja como forma de expressão, como técnica, estética ou ainda como documento.   A linguagem fotográfica se caracteriza como;

  • Autêntica / Inédita.
  • Mostra o acontecimento ou fato, de maneira clara, objetiva e sem dúvidas,
  • Situa-se dentro de um espaço e de uma época, com propósito ideológico.

A imagem deve estar em sintonia com uma situação específica vivenciada pela cidade ou pelo local de onde ela se originou.

Examinando os clássicos da fotografia, como W. EugênE Smith, Henri Cartier-Bresson e Sebastião Salgado, notamos que suas fotos possuem sujeitos e circunstâncias que correspondem a certo momento determinado, e não a qualquer momento aleatório da história moderna.

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Aproveite para rever mais dicas sobre fotojornalismo nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

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