FUNDAMENTOS DO FOTOJORNALISMO

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Relatório apresentado como parte das exigências para conclusão do Módulo 5, do curso de Fotojornalismo

O que diferenciaria o real fotojornalismo do fotógrafo amador que tem um celular e está no lugar certo, na hora certa? O fotojornalismo realmente significa muito mais do que isso. Em sua origem, essa área da fotografia é o jornalismo sério, pensado, com o foco no impacto visual de uma notícia.

Historicamente, houve um atraso evidente entre o surgimento e a divulgação da fotografia nos meios de comunicação. Esse lapso temporal se justifica por motivos técnicos e econômicos. O jornal ‘Daily’, de Nova Iorque, foi considerado o primeiro a publicar uma imagem, em 1880. Entretanto, o termo fotojornalismo surgiu depois, nas primeiras décadas do século XX com o desenvolvimento das revistas ilustradas. Esse tipo de revista teve seu ápice na Alemanha em 1930.

A inclusão de textos não verbais jornais e revistas ilustradas causaram uma enorme revolução na comunicação, pois barreiras idiomáticas foram quebradas. Embora complementares, ao contrário de um texto escrito ou falado, a fotografia é linguagem muito mais universal.

Há quem sustente que fotojornalismo diário e fotojornalismo documental são segmentos completamente diversos. Outros autores defendem que são separados apenas por uma sutil conceituação. Concordamos com a segunda linha de pensamento. O autor Jorge Pedro Sousa define tais terminologias tanto em sentido lato como em sentido estrito, a saber:

“No sentido lato, o fotojornalismo é a atividade de realização de fotografias informativas, interpretativas, documentais ou ilustrativas para a imprensa ou outros projetos editoriais ligados à produção de informação de atualidade. No sentido estrito, entretanto, o fotojornalismo é a atividade que visa informar, contextualizar, oferecer conhecimento, formar, esclarecer ou marcar pontos de vista através da fotografia de acontecimentos e da cobertura de assuntos de interesse jornalístico. O fotojornalismo, em sentido exato, tem como meta transmitir informação de maneira objetiva e instantânea, diferenciando‐se da fotografia documental, que tem como prioridade desenvolver um trabalho mais interpretativo e elaborado.”

Constatamos que, na prática, as denominações mais usadas pelos profissionais da área são “fotojornalismo” e “foto documental” ou “documentário”.

No fotojornalismo diário, pode‐se trabalhar em diversos meios de informação, tais como jornais, revistas, redes ou sites de notícias. O profissional pode atuar exclusivamente para uma dessas mídias, ou, ainda, de modo autônomo, fotografando para vários meios de comunicação ao mesmo tempo.

A atuação independente é mais usual, pois os jornais, na maioria das vezes, contratam agências para obter fotos de lugares onde não podem ter um representante próprio.

Também têm crescido o número de outras funções menos tradicionais, como nas mídias não visuais. Exemplo: estações de rádio que colocam notícia em sites através da fotografia.

Vale destacar que, mesmo que a função inicial do fotógrafo seja outra, é preciso que ele esteja preparado para eventualidades. Afinal, nunca se sabe quando haverá algum evento como, por exemplo, um acidente ou desastre, e pode ser que os jornais precisem dessa cobertura.

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AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE:

Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973.
Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA.

No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico.
Fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP.

Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP.
Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995.

Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas.

Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Reuters – 17/11/2017)

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