GERENCIANDO A CARGA DA BATERIA

em Equipamentos.

Câmeras digitais são computadores, e desde a introdução de tecnologias como AF e estabilização ótica – VR (Nikon); IS (Canon) – têm se tornado grandes consumidoras de energia.

Isso significa que as baterias
são, agora, mais do que nunca, um item essencial para o fotógrafo moderno.

A tecnologia das baterias evoluiu
ao longo dos anos, e as DSLRs hoje usa baterias recarregáveis especialmente
projetadas, que duram mais do que as pilhas tradicionais comuns. Há exceções
(como a Fuji S2 Pro) e, pelo menos para mim, a fonte da energia é um critério
importante ao escolher um modelo de câmera.

Você pode melhorar o desempenho
das baterias da sua DSLR seguindo algumas dicas, como só acionar o que foi
essencial para capturar uma cena.

Por exemplo, não vela motivo para
usar o AF ao fotografar paisagens, por isso mudo para foco manual. O uso de
tripé torna redundante a tecnologia de estabilização óptica (na verdade, pode
até degradar a imagem), então você pode desliga-la. Há várias outras dicas para
economizar bateria no quadro da página oposta.

Carregando as Baterias em Externas

Ao fotografar em locações
remotas, onde as fontes de energia são pouco confiáveis, costuma-se usar um
dispositivo chamado inversor. Esta peça simples e barata pode ser conectada a
uma saída de 12V ou até mesmo ao acendedor de cigarros do seu carro, permitindo
a ligação de equipamentos que serão alimentados pela bateria deste.

Evite Surpresas

Sempre traga contigo pelo menos
uma bateria extra carregada. Desde que mudei para digital, nunca tive problemas
de baterias descarregadas.

Preservando a Vida da Bateria

  1. Diminua o tempo em que as configurações da câmera ficam expostas no painel de controle.
  2. Desligue a função MOSTRAR TODAS no menu e opte apenas pelas imagens selecionadas.
  3. Copie as imagens para o computador usando o alimentador de parede.
  4. Use a configuração de AF apropriada para o assunto.
  5. Desligue a câmera quando ela não estiver em uso.
  6. Diminua o tempo de exibição das imagens de LCD.
  7. Faça a edição das imagens no computador ou com a câmera ligada na parede.

Sempre comece
com a bateria totalmente carregada.

Aproveite para rever mais dicas sobre manuseio de câmeras DSLR nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: G1 - 12/03/2020)

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