Qualquer pessoa que já explorou uma nova cidade provavelmente passou por alguma arte de rua bacana ou em algum estabelecimento, tirou foto e depois provavelmente pensou “poxa, isso aqui é legal demais”.
Em breve, o Google Lens pode ser útil
para ajudar a descobrir quem foi o artista local que fez a obra de arte.
Victoria Song/Gizmodo
O novo recurso está sendo testado em colaboração com a
Wescover, um catálogo de arte digital com cerca de 5 mil marcas locais e
artistas.
Para usar o recurso, você simplesmente abre o app do
Google no iOS ou no Android, abre o ícone do Google Lens e aponta para a obra
de arte que quiser. S
Se estiver na base de dados da Wescover, você então verá as informações sobre o criador, a história e mais exemplos de obras parecidas. Você também conseguirá contatar o artista como um fã ou como comprador.
o momento, o recurso funciona apenas em San Francisco
(Califórnia), EUA, mas a Wescover diz em seu website que mais cidades devem
fazer parte da base de dados no futuro. Alguns exemplos incluem o mural da
cafeteria Craftsman and Wolves, além das pinturas do SFMOMA no restaurante
Situ. Ele também contará com outros tipos de arte, incluindo móveis e
iluminação.
O Gogle Lens foi apresentado durante o Google I/O em
2017, mas tudo bem se você não souber muito sobre o recurso. Isso porque
inicialmente ele ficava dentro do Google Assistente e no Google Fotos, antes de
ser lançado como um app independente, há cerca de um ano.
Na maioria das vezes, isso é bom para identificar
objetos do dia a dia e fornecer alguma informação sobre eles (rola às vezes até
saber a raça de um cachorro). No entanto, muitas das demonstrações mágicas que
o Google exibiu durante o seu último evento para desenvolvedores ainda não
estão prontas.
Embora seja legal, a colaboração com a Wescover tem suas limitações. Para começar, os artistas precisam estar na rede Wescover para o Lens funcionar.
Além disso, não é provável que você possa identificar todas as obras de arte que encontrar por aí. Isso porque, embora não haja taxa para que os criadores de conteúdo se registrarem na plataforma, e a própria Wescover já realizar seu trabalho adicionar novos artistas, ela ainda depende muito do boca a boca. Mesmo assim, é um passo adiante para o mecanismo de pesquisa visual que o Google lançou em 2017.