Ideias convergentes

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Aprenda a controlar as distorções de perspectiva e linhas de fuga

Sabe-se que ao apontar a câmera para cima para enquadrar o topo de um edifício faz com que ele pareça se inclinar para trás. Esta não é uma distorção verdadeira, mas pode ser considerado um erro de projeção.

 O efeito de inclinação para trás é causado também pela variação de ampliação em todo o campo da imagem.

Quando a câmera é inclinada para trás, a distância do topo do prédio para o sensor é muito maior do que entre ele e a base do prédio. Portanto, o topo parece muito menor.

 Esta variação na ampliação muda a forma de construção espacial da imagem de modo que as linhas verticais parecem convergir em direção ao topo.

Em vez de evitar estes efeitos e tratá-los como erros, é possível explorá-los, assim, as imagens tornam-se mais subjetivas e interpretativas.  Mas cuidado! Arquitetos geralmente detestam esse tipo de enfoque.

Quando usar este efeito, é importante fazê-lo de forma pronunciada, para deixar claro que foi deliberado.

Uma ligeira inclinação para cima para enquadrar o topo de um edifício pode parecer um erro. Em contraste, apontar para cima em um ângulo quase vertical, próximo ao edifício, com ou sem uma inclinação horizontal pronunciada, torna a sua foto ousada.

Finalmente, lembre-se que fotografar um edifício lateralmente, em vez de enquadrá-lo, dá à horizontal a equivalência das verticais convergentes, oferecendo outra maneira de retratar os edifícios expressivamente.

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