Ideias convergentes

em Dicas & Tutoriais, dicas de fotografia.

Ideias convergentes, distorções de perspectivas, linhas de fuga, erro de projeção, sensor, variação de ampliação, aula de fotografia sp, focus, escolas de fotografia sp, cursos de fotografia sp, focus escola de fotografia, melhores escolas de fotografia no Brasil, escola focus

Aprenda a controlar as distorções de perspectiva e linhas de fuga

Sabe-se que ao apontar a câmera para cima para enquadrar o topo de um edifício faz com que ele pareça se inclinar para trás. Esta não é uma distorção verdadeira, mas pode ser considerado um erro de projeção.

 O efeito de inclinação para trás é causado também pela variação de ampliação em todo o campo da imagem.

Quando a câmera é inclinada para trás, a distância do topo do prédio para o sensor é muito maior do que entre ele e a base do prédio. Portanto, o topo parece muito menor.

 Esta variação na ampliação muda a forma de construção espacial da imagem de modo que as linhas verticais parecem convergir em direção ao topo.

Em vez de evitar estes efeitos e tratá-los como erros, é possível explorá-los, assim, as imagens tornam-se mais subjetivas e interpretativas.  Mas cuidado! Arquitetos geralmente detestam esse tipo de enfoque.

Quando usar este efeito, é importante fazê-lo de forma pronunciada, para deixar claro que foi deliberado.

Uma ligeira inclinação para cima para enquadrar o topo de um edifício pode parecer um erro. Em contraste, apontar para cima em um ângulo quase vertical, próximo ao edifício, com ou sem uma inclinação horizontal pronunciada, torna a sua foto ousada.

Finalmente, lembre-se que fotografar um edifício lateralmente, em vez de enquadrá-lo, dá à horizontal a equivalência das verticais convergentes, oferecendo outra maneira de retratar os edifícios expressivamente.

Procure outras formas para explorar a fotografia de arquitetura. Temos cursos especializados em fotografia arquitetônica e decoração de interiores.

Aproveite!

“Faça bem feito, faça Focus – Desde 1975”