ILUMINAÇÃO DIFUSA

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Robert Doineau, dia nublado, focus escola de fotografia
Uma fonte de iluminação extensa pode ser caracterizada pelo fato de quase não produzir sombras sobre os objetos ou chão – a luz que incide sobre o motivo vem quase todas as direções, alcançado uniformemente as suas partes, conforme observamos nessa célebre foto do mestre Robert Doisneau

A fonte mais comum de luz
difusa é constituída pelo céu nublado. Outras fontes do mesmo tipo são
ambientes amplos, como um supermercado iluminado por um grande número de
lâmpadas fluorescentes; muitas vezes, o mesmo ocorre quando se ilumina uma cena
com flash rebatido no teto ou outra superfície difusora.

Não é a intensidade da iluminação
que determina que a fonte seja extensa ou não, mas o tipo de sombras a que dá
origem.

A fonte extensa tende a
simplificar o registro do motivo: as zonas de brilho se ampliam e se amenizam –
às vezes, não há qualquer tipo de sombra – diminui muito a saturação das cores
e a diferenciação entre detalhes finos do motivo. Isso ocorre porque,
iluminadas por fonte extensa, às zonas de brilho normalmente repetem a cor da
fonte de luz, e não do objeto. Dessa forma, se tais zonas correspondem a toda a
cena, ocorre uma redução na intensidade das cores.

A grande vantagem da fonte de luz
difusa é sua simplicidade e seu efeito unificador. O motivo principal não se
destaca tão bem de suas cercanias, mas em compensação seus detalhes não são
exibidos com tanta força como quando se emprega luz direcional. Umas das
consequências disso é que, apesar das cores ficarem menos saturadas, elas não
deixam de sobressair, uma vez que não precisam “competir” com qualquer outro
estímulo visual.

A iluminação por fonte extensa
apresenta algumas desvantagens para certos tipos de motivos. Tratando-se de
objeto lustroso, por exemplo, a sensação de volume de data pela fronteira da
região de maior brilho. Mas a luz difusa faz a zona de brilho tomar todo o
objeto; consequentemente, as fronteiras quase desaparecem, especialmente se sua
cor é clara.

O mesmo ocorre quando o motivo é
um objetivo fosco; neste caso a textura e o volume são dados pelos limites das
sombras – e, e como na fonte de luz difusa esse limite é muito pouco definido,
o resultado é uma imagem quase sem textura e sentindo a profundidade.

Aproveite para rever mais dicas sobre técnicas
de iluminação nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de
fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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