ILUMINAÇÃO NOTURNA

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Outra dificuldade para fotografar à noite ou em ambiente interno é o ajuste do equilíbrio de branco

Há três alternativas: deixar no modo “luz do dia,” para restituir todas as especificidades da iluminação do local, sem alterá-las, conforme foto acima.

Ajustar o modo automático, que geralmente rende bons resultados, corrigindo um pouco o equilíbrio das cores sem alterar demais o ambiente; e, por último, passar o modo mais adequado (tungstênio ou fluorescente, por exemplo) ou manual (medindo a cor em uma superfície cinza neutra ou branca) para corrigir totalmente a temperatura de cor da luz (recomendável no caso das iluminações de rua, que, em geral, têm uma dominante muito amarela ou vermelha, desagradável ao olhar).

E, em todos os casos, a opção por fotos no formato RAW gera a possibilidade de alterar parâmetros na pós-produção sem perda de qualidade.

Em ambiente externo de dia, é bem mais fácil. Os modos “ensolarado” ou automático apresentam resultados ótimos quanto ao equilíbrio das cores, e a iluminação solar livra o fotografo do problema da falta de luz, permitindo que ele se atenha ao controle da profundidade de campo pelo uso de toda a escala de aberturas disponíveis.

Mas problemas relacionados com o excesso de iluminação podem aparecer, como: contraluz ou contrastes entre luz dura e sombras fortes. É nesse tipo de situação que o uso do flash é o mais recomendável (veja na edição anterior as dicas sobre o flash de preenchimento).

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia noturna  nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

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