Posicionei o modelo a 1,20 m do fundo, mas o haze estava tão alto que sua sombra não era um problema. Lembre-se do fator altura da luz principal quando você tentar essa técnica, conforme já visto em nossas aulas
Outro objetivo da iluminação
para esse trabalho foi criar a situações que funcionassem, não importando para
onde a modelo se movesse (desde que ela permanecesse dentro dos limites de
medição).
Planejar antecipadamente,
ajustando a luz, medindo-a de sua posição e, ao mesmo tempo, dar limites
físicos para que ele se movimentasse, permitiu-me deixar Keith se movimentar
para fotografar quando gostava do que via. Uma técnica de stress mínimo para
mim significa menos stress durante a sessão para o seu cliente.
Na sequência desse ensaio, usei uma combinação de duas strip lights (mais luz de preenchimento). Queria uma luz de cada lado que definisse a forma do modelo e permitisse contorno, assim como detalhe de sombra.
Comecei colocando dois softboxes
de strip light a distâncias iguais do centro para o fundo, suavizando a
iluminação para conseguir uma exposição igual sobre a área alvo (um pouco a
mais, por segurança). Tapadeiras foram colocadas em frente ao softboxes para
manter a lente livre de qualquer sombra de luz.
Coloquei uma luz adicional, com
um softboxes para manter a lente livre de qualquer sobra de luz. Coloquei uma
luz adicional, com um softbox 60 x 90 cm diretamente sobre o eixo da lente da
câmera, a 2 pontos e 2/3 menos do que a luz principal – suficiente o bastante
para colocar vida nas sombras, mas não para estragar as duas luzes,
caracterizando u a iluminação dividida.
Um dos problemas como dividir a
luz assim são os múltiplos brilhos no nariz do modelo. Em retrato geral, uma
luz como essa não é muito agradável; tende a deixar o nariz parecendo maior ou
acentua as sombras em ambos os lados do nariz. Em minha opinião, esse tipo de
luz deve ser evitado. Entretanto, pode ficar maravilhosa quando não for usada
para o retrato.
Uma vez que o preenchimento era
mínimo e não um fator da consignação geral ou exposição, decidi apenas manter
um olhar atento em como duas luzes principais em oposição bateriam no rosto do
modelo. Tinha dito para ele se movimentar, mas não esperar por mim para ser
fotografado. Os resultados mostram linhas claramente definidas e forma física
acentuada por sombras impressionantes.
Eu realmente gostava da aparência das luzes em oposição, mas queria algo mais envolvente. Depois de mudar para o fundo preto sem emenda, montei dois triângulos de foam, um em cada lado, usando duas cantoneiras para cada.
Coloquei um flash sem acessório nenhum dentro de cada um, com o tripé estendido a 2 metros e inclinado para baixo dentro da cantoneira, e então aproximei as frentes para obter um canal estreito aberto. A ideia era fazer os triângulos produzirem duas luzes laterais suaves, estreitas e ainda claramente definidas.
Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.