ILUMINANDO SEU RETRATO

em Dicas & Tutoriais.

Posicionei o modelo a 1,20 m do fundo, mas o haze estava tão alto que sua sombra não era um problema. Lembre-se do fator altura da luz principal quando você tentar essa técnica, conforme já visto em nossas aulas

Outro objetivo da iluminação
para esse trabalho foi criar a situações que funcionassem, não importando para
onde a modelo se movesse (desde que ela permanecesse dentro dos limites de
medição).

Planejar antecipadamente,
ajustando a luz, medindo-a de sua posição e, ao mesmo tempo, dar limites
físicos para que ele se movimentasse, permitiu-me deixar Keith se movimentar
para fotografar quando gostava do que via. Uma técnica de stress mínimo para
mim significa menos stress durante a sessão para o seu cliente.

Na sequência desse ensaio, usei uma combinação de duas strip lights (mais luz de preenchimento). Queria uma luz de cada lado que definisse a forma do modelo e permitisse contorno, assim como detalhe de sombra.

Comecei colocando dois softboxes
de strip light a distâncias iguais do centro para o fundo, suavizando a
iluminação para conseguir uma exposição igual sobre a área alvo (um pouco a
mais, por segurança). Tapadeiras foram colocadas em frente ao softboxes para
manter a lente livre de qualquer sombra de luz.

Coloquei uma luz adicional, com
um softboxes para manter a lente livre de qualquer sobra de luz. Coloquei uma
luz adicional, com um softbox 60 x 90 cm diretamente sobre o eixo da lente da
câmera, a 2 pontos e 2/3 menos do que a luz principal – suficiente o bastante
para colocar vida nas sombras, mas não para estragar as duas luzes,
caracterizando u a iluminação dividida.

Um dos problemas como dividir a
luz assim são os múltiplos brilhos no nariz do modelo. Em retrato geral, uma
luz como essa não é muito agradável; tende a deixar o nariz parecendo maior ou
acentua as sombras em ambos os lados do nariz. Em minha opinião, esse tipo de
luz deve ser evitado. Entretanto, pode ficar maravilhosa quando não for usada
para o retrato.

Uma vez que o preenchimento era
mínimo e não um fator da consignação geral ou exposição, decidi apenas manter
um olhar atento em como duas luzes principais em oposição bateriam no rosto do
modelo. Tinha dito para ele se movimentar, mas não esperar por mim para ser
fotografado. Os resultados mostram linhas claramente definidas e forma física
acentuada por sombras impressionantes.

Eu realmente gostava da aparência das luzes em oposição, mas queria algo mais envolvente. Depois de mudar para o fundo preto sem emenda, montei dois triângulos de foam, um em cada lado, usando duas cantoneiras para cada.

Coloquei um flash sem acessório nenhum dentro de cada um, com o tripé estendido a 2 metros e inclinado para baixo dentro da cantoneira, e então aproximei as frentes para obter um canal estreito aberto. A ideia era fazer os triângulos produzirem duas luzes laterais suaves, estreitas e ainda claramente definidas.

Aproveite para rever mais dicas sobre fotografia nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

PIONEIRISMO
E INOVAÇÃO:
FOCUS Escola de Fotografia – Desde
1975:  
https://focusfoto.com.br    

CONFIRA TCC DE ALUNOS DA ESCOLA FOCUS!  https://focusfoto.com.br/tag/tcc/

BOLSA DE EMPREGOS PARA ALUNOS DA FOCUS
https://focusfoto.com.br/categoria/empregos/

Opinião de Ex- Alunos que estudaram na FOCUS! https://goo.gl/C235XR
Blog de Fotografia:  https://focusfoto.com.br/blogs/

Flickr – Foto Galeria dos Alunos da Escola Focushttps://www.flickr.com/photos/focus_escola_de_fotografia/

#retratos #dicas_fotografia #escola_focus #focus #focus_escola_de_fotografia  #focusfoto #focus_fotografia #alunos_fotografia #cursos_fotografia #escolas_de_fotografia #aulas_fotografia  #enio_leite    #cursosdefotografia   

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)