INCONVENIENTES DE LEITURA FOTOMÉTRICA

em Dicas & Tutoriais, Equipamentos.

Inconvenientes de leitura, leituras diretas, fotômetro, parede, branco, vestido negro, tonalidade, cinza médio, objetos, tons médios, cartões cinza, método, fotografia cursos, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, curso de fotografia online, cursos vips fotografia, aula de fotografia, escolas de fotografia, mensagem fotográfica

O inconveniente principal das leituras diretas é o que o fotômetro não discrimina, por exemplo, entre uma parede pintada de branco e um vestido negro

Em vez disso, fará uma leitura como se ambos tivessem uma tonalidade uma tonalidade de cinza médio.

A leitura direta funciona bem com os objetos de tons médios, mas por vezes origina confusão nos objetos que apresentam tons extremos.

Leitura da luz incidente: Quando se mede a luz incide no objeto, podem ignorar-se os problemas de tonalidades dos objetos. Para isso, coloca-se um acessório difusor translucido sobre a célula do fotômetro ou sobre a objetiva da câmera DSLR com fotômetro incorporado (TTL). A seguir coloca-se o fotômetro próximo do objeto, em geral, apontando em direção ao lugar onde se encontra a câmera DSLR.

Quando a luz é homogênea (e sobretudo quando se pode controlar), as leituras incidentes são fáceis e muito precisas.

Todavia, também elas não são totalmente eficazes com objetos muito claro e muito escuro, mas de um modo diferente: um fotômetro para uma leitura incidente sugere uma pequena sobre-exposição de um objeto muito claro e a subexposição de um objeto muito claro e a subexposição de um escuro, ao contrario dos fotômetros de leitura direta ou refletida.

Leituras substitutivas: Uma das causas dos problemas de medição que surgem com o método de leitura direta é que o objeto principal pode estar rodeado por superfícies muito mais claras ou muito mais escuras que afetam, portanto, a leitura; por exemplo, uma ave que voa num céu claro. Um método alternativo consiste em realizar uma leitura direta de uma superfície substitutiva próxima.

O substituto mais logico seria uma superfície mate, de tonalidade médias, e alguns fabricantes, como a Kodak, dispõem destes “cartões cinza”. Na verdade, serve qualquer superfície, de cor ou neutra, que reflita 14% da luz; este é o nível médio.

Alguns fotógrafos utilizam a palma da mão, ajustando aproximadamente a posição. (A pelo do tipo “branco ocidental” é aproximadamente um ponto mais clara do que a tonalidade média). Outro método que é especialmente útil com uma luz fraca, consiste em fazer a leitura sobre uma superfície branca pura e, a seguir, reduzir o tempo de exposição na ordem de 2 ½ pontos.

Desses métodos de cálculo, cada um tem vantagens especiais em determinadas situações, embora se deva contar também com as preferencias pessoais. A experiência e a prática constante neste tipo de leituras são o mais eficaz para medir a exposição.

Assim como há métodos principais para calcular, há igualmente três métodos de leitura:

Média: é a mais elementar, segundo a qual se mede toda a cena sobre um ângulo de visão semelhante ao da objetiva da câmera DSLR.

Alta-baixa: A medição das partes mais claras e mais escuras da cena permite obter a gama de contraste, que é uma leitura importante se a cena parece ter muito contraste ou, pelo contrário se parece plana e exige qualquer método para aumentar o contraste. Um fotômetro pontual, com um ângulo de visão da ordem de 1° é o mais apropriado para esta leitura mais rigorosa.

Chave: Quando as condições de exposição são extremas ou pouco habituais, convém decidir qual é a parte importante da cena a medir só isso. Os fotômetros pontuais são também os mais apropriados para estas leituras de por menor dos elementos-chave.

Aproveite para rever mais dicas sobre métodos de fotometria nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.