Instagram se aproxima do Android e da dominação da fotografia móvel

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Nenhuma app teve um ano tão dourado em 2011 como o Instagram

Texto: Edg. Gfeliffi

O serviço que aplica filtros sobre fotos tiradas com o iPhone (e só o iPhone)  foi considerada a melhor app do ano pela Apple e viu seu preço de mercado subir 20 vezes, se aproximando dos US$ 500 milhões. E tudo só no primeiro ano de vida.

A restrição de uso ao celular da Apple, porém, está terminando. Durante o SXSW, os fundadores da startup afirmaram que a versão para Android está muito próxima de ser lançada. Ok, eles já disseram isto antes. Mas desta vez, Kevin Systrom mostrou a app funcionando. Não bastasse, atiçou quem tem um smartphone Android: “em alguns aspectos, será melhor que a versão para iPhone“.

Só com o iPhone, o crescimento do Instagram já é muito forte – em um ano, o número de usuários saltou de 5 milhões para 27 milhões. Agora imagine  quando estiver no Android, sistema móvel dominante do mercado presente em mais de 300 milhões de gadgets. A cada dia, mais de 850 mil novos smartphones e tablets com o sistema são ativados, segundo Andy Rubin, responsável pelo Android dentro do Google. É muita gente.

Já disse aqui que, antes de me inscrever, via o Instagram com desconfiança. Afinal, qual a graça de ver fotos modificadas de pães na chapa ou bolachas de chopp?  Quando você começa a usar, entende que grande parte do barato do Instagram é aproximar a rotina dos seus amigos da sua – as fotos (nem sempre de bom gosto) são uma maneira mais visual de mostrar o que rola ao seu redor que uma frase no Facebook ou no Twitter, por exemplo. Hoje, é a app que mais consome meu tempo. Enquanto está fechado para quem só tem iPhone, o Instagram cria expectativa entre os donos de todos os outros smartphones. É um processo de instigação parecido com o que impulsionou o Orkut há cinco anos no Brasil.

A chegada ao Android é um golpe de misericórdia não só nos clones (o pessoal por trás do Vignette já deve ter acendido suas velas) mas também nos serviços tradicionais que perderam o bonde das fotos nos celulares  (o Flickr é o melhor exemplo). Com o lançamento da app, o Instagram se aproxima da mesma dominação que o Facebook já tem entre as redes sociais, o Foursquare entre os serviços de geolocalização e o WhatsApp entre as mensagens instantâneas.

Fonte: http://goo.gl/DgqhR

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