JÁ CONHECE O PODER DA FOTOGRAFIA INTELIGENTE?

em Equipamentos.

Poder, fotografia inteligente, Leica, câmeras fotográficas, nova etapa, empresarial, !A, cenários, celulares, escolas de fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia EAD, escola focus, cursos de fotografia presencial SP, Enio Leite, curso de fotografia profissional online, atletas nuas, aula de fotografia, fotografia profissional, São Paulo, SP,

Após a Huawei ter realizado, em 2015, uma parceria com a Leica, conceituada marca alemã de lentes e câmeras fotográficas, o mercado de smartphones conheceu uma nova realidade. Quer ver?

Observador PT

Hoje, para além do poder computacional que o pequeno aparelho que trazemos no bolso nos confere, ainda nos permite, na maioria das vezes, deixar a “clássica” máquina fotográfica em casa.

A aventura entre as duas marcas materializou-se no Huawei P9, lançado em 2016, e conheceu uma nova etapa com o lançamento do Huawei Mate20 lite, em setembro deste ano.

Neste equipamento, destinado ao segmento empresarial jovem, são já quatro as câmeras disponíveis, duas frontais e duas traseiras, assistidas por Inteligência Artificial (IA), o que permite tirar fotos em diferentes cenários.

Na parte frontal, o smartphone vem equipado com uma câmera dupla de 24MP e 2MP, o que acaba por marcar a diferença face aos restantes celulares. É que enquanto as câmeras de lente única basicamente dependem de software para virtualizar efeitos de bokeh – aquele efeito desfocado com luzes em formas circulares no fundo criado pela lente –, as câmeras duplas recorrem a uma lente primária para capturar dados principais e a outra para capturar profundidade. Combinando os dados digitalmente, as câmeras duplas podem tirar fotos com efeitos bokeh autênticos, como as captadas por fotógrafos profissionais, com destaque para certos aspetos.

A arte de perspectiva única

E por falar em profissionais, a Huawei convidou Jason Heyman, responsável pelo projeto português Jupiter Pixel, para fazer um verdadeiro “test drive” ao equipamento Mate20 lite, materializado numa “exposição” em fotografias obtidas com o novo smartphone. Aliás, Jason admite que, apesar de especialista na área da imagem, hoje não anda com a sua máquina profissional nos tempos de lazer, pelo que, contou-nos, “quase todas as fotos da minha filha são fotografadas com recurso ao celular”. Testar a câmera do novo smartphone foi um desafio encarado “com muita curiosidade”, até porque “já tinha vontade de testar esta câmera”.

Jason Heyman admite que “a ideia de ter Inteligência Artificial aliada à fotografia é muito promissora, especialmente com o fácil acesso à fotografia em que a premissa é de que qualquer pessoa, independentemente da experiência e formação na área, poderá ter um resultado de qualidade e assim mais facilmente transformar em arte a sua perspectiva única”.

Ao contrário da maioria dos smartphones do mercado, que suportam apenas reconhecimento de ambientes através das suas câmeras traseiras, o sistema de Inteligência Artificial do Huawei Mate20 lite tem uma curiosidade: estudou mais de 100 milhões de imagens, conseguindo reconhecer mais de 500 cenários em 22 categorias tais como retrato, céu azul, neve, edifícios antigos, fogos-de-artifício, plantas, gatos, cães, texto, comida, carros e noite.

O poder da IA

Depois de automaticamente identificar os ambientes, as configurações da câmera assentes em Inteligência Artificial ajustam-se aos mesmos, fornecendo aos utilizadores os melhores resultados, bem como uma experiência de fotografia inteligente. “Foi muito interessante. Fartei-me de fotografar e filmar ambientes e objetos, tanto banais como complexos e fui descobrindo o quanto a máquina fazia por mim!”, enfatizou Jason Heyman. De resto, garantiu-nos nunca antes ter manuseado um celular com este tipo de algoritmos para a câmera fotográfica. “Este deteta diferentes cenários e altera automaticamente os perfis tais como a saturação, luminosidade e contraste, dependendo do que se está a fotografar”. Isto para além da câmera do Huawei Mate20 lite ter a capacidade para filmar vídeos em slow motion de excelente qualidade.

Quando questionado sobre que características do Huawei Mate20 lite acredita irem ser mais apreciadas pelos apaixonados pela fotografia, Jason Heyman realçou duas: “Para os apaixonados pelas paisagens, arquitetura ou planos mais abertos, será a nitidez das câmeras. Fazem um excelente trabalho. Para os amantes de retrato, este celular tem a opção ‘beauty level’, que suaviza as tonalidades de cor e marcas da pele. Vai fazer furor”.

Adepto de redes sociais como o Instagram e o Facebook, “essencialmente para trabalho”, o responsável pela Jupiter Pixel é da opinião que, por um lado, estas plataformas, nomeadamente o Instagram, vieram “banalizar” a fotografia e a capacidade de fotografar. Por outro, vieram dar um ainda maior protagonismo à fotografia, sensibilizando as pessoas para a arte de fotografar. “Nunca antes se viu tanta partilha de fotografia nas redes sociais. Infelizmente, a maioria do conteúdo não tem grande interesse, pois grande parte das fotos partilhadas são muito individualistas e egocêntricas, numa perspectiva de show-off e não necessariamente artísticas”.

Os adjetivos do Mate

“Útil”,” bonito”, “rápido”, “elegante”, “grande ecrã” e “incrível” foram os adjetivos que Jason Heyman atribuiu ao novo equipamento, e se quando se trata de qualidade de imagem, as câmeras digitais tradicionais, sem telefone, ainda continuam vencedoras, o profissional ressalva que as câmeras mais úteis, interessantes e divertidas são as dos celulares. “Para além de terem várias opções artísticas em que facilmente se editam as fotos, ou estas já vêm editadas automaticamente sem necessidade de utilizar software de edição, as partilhas nas redes sociais estão ao alcance de um dedo. São fáceis de utilizar por qualquer pessoa, o que se traduz em resultados finais exponencialmente melhores e mais rápidos”.

Claro que a suportar tudo isto – e para que não aconteça termos equipamentos que fazem tudo com baterias… que não dão para nada –, o Huawei Mate20 lite vem com uma bateria de 3750mAh, o que lhe dá uma autonomia alargada e suporte Quick Charge. Resumo: um equipamento excelente para os novos empreendedores que querem uma máquina com design, poder de computação e uma elevada capacidade fotográfica. E com bateria para fazer tudo isto e muito mais!!

Fonte: https://goo.gl/Z9cdLh

Aproveite para rever mais dicas nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)