Kodak põe à venda serviço de compartilhamento de fotos on-line

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Estande da Kodak na Feira Internacional de Eletrônicos de Consumo deste ano, em Las Vegas

Numa tentativa de levantar recursos para financiar sua reestruturação, a Eastman Kodak Co. está tentando vender sua filial de compartilhamento on-line de fotos, a Kodak Gallery, disseram pessoas a par da questão.

As pessoas disseram que a empresa, que já foi uma gigante dos filmes fotográficos, entrou em contato com sites de fotos, concorrentes, firmas de private equity e varejistas para tentar vender a filial, que permite armazenar fotos digitais e imprimi-las em álbuns, cartões e calendários.

Sediada em Rochester, no Estado de Nova York, a empresa está pedindo “centenas de milhões de dólares” pela Kodak Gallery, segundo uma pessoa a quem o negócio foi oferecido. Mas o site tem perdido visitantes nos últimos anos e a queda no tráfego é um obstáculo grande para os possíveis compradores, disseram as pessoas que foram abordadas pela Kodak.

A tentativa de vender a Kodak Gallery surge num momento em que o ícone da fotografia corre para levantar os recursos necessários para financiar sua cara transformação numa empresa de impressoras. A Kodak acelerou nos últimos meses o ritmo da venda de ativos incluída nesse esforço.

“Nossa prática é não comentar boatos ou especulações”, disse o porta-voz da Kodak, Gerard Meuchner. A Kodak Gallery tem 75 milhões de usuários registrados do mundo inteiro, diz ele.

A empresa alertou no último trimestre que ficará sem caixa nos próximos 12 meses se não conseguir levantar mais recursos com credores, venda de ativos ou concluindo a venda do portfólio de patentes que começou a oferecer no meio do ano. A empresa fechou o terceiro trimestre com US$ 862 milhões em caixa, ante US$ 1,4 bilhão um ano antes.

A Kodak contratou a firma de reestruturação FTI Consulting, que tem buscado agressivamente ativos que podem ser vendidos, disse uma pessoa a par da questão. A Kodak vendeu no início do mês seu negócio de sensor de imagem e um prédio de 24.400 metros quadrados em Rochester para a firma de private equity Platinum Equity por um valor não divulgado. A empresa informou que já fechou algumas vendas no quarto trimestre que angariaram US$ 120 milhões.

O mercado americano de impressão de fotos on-line movimentou US$ 1,3 bilhão em 2010, segundo a firma de pesquisa de mercado IDC, e deve se expandir para US$ 1,5 bilhão este ano.

Mas a Kodak tem lutado para faturar com isso. A empresa se lançou na impressão e armazenagem de fotos em 2001, quando comprou a Ofoto por menos de US$ 100 milhões, disse uma pessoa familiarizada com a questão. A Kodak Gallery chegou a gerar em seu auge receita de US$ 150 milhões, mas nunca foi lucrativa, disse uma pessoa a par da situação.

 O tráfego da Gallery tem caído fortemente. O site atraiu 7 milhões de visitantes únicos nos Estados Unidos em 2008, segundo a ComScore Inc. Ele atraiu mês passado 1,5 milhão de visitantes únicos. Já o concorrente Shutterfly atraiu 6 milhões de visitantes únicos no mês passado, informa a ComScore.

Texto:  Dana Mattioli

Fonte: http://online.wsj.com/article/SB10001424052970203611404577044333957872106.html

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