Umas das principais especificações de uma lente é sua distância focal, porque isso determina o caráter da imagem que ela produz
A distância focal, medida em
milímetros, é à distância do ponto da lente onde os raios de luz que entram
começam a divergir e o plano focal no qual o filme ou sensor está posicionado.
Quanto maior a distância focal,
mais ampliada será a imagem – isto é, além do que se consegue ver a olho nu.
Em princípio, à distância focal
que resulta em uma “imagem normal”, sem ampliações, é igual à medida da
diagonal da imagem. Para uma câmera 35 mm, essa medida é de 50 mm. (A medida da
diagonal, na verdade, é de 43 mm, mas tradicionalmente ela vem sendo
arredondada para 50 mm).
Por mais de meio século, a
maioria dos filmes fotográficos era de 35 mm, com um amanho de quadro padrão de
24 mm x 36 mm. As câmeras eram construídas em torno do filme, que impunha
certas limitações mecânicas (a Leica foi projetada para trabalhar com filme 35
mm cinematográfico).
A área da imagem, portanto era
padronizado, o que implica dizer que qualquer distância focal tinha seu próprio
ângulo de cobertura. O de 50 mm era considerado normal, o de 28 mm era
visivelmente grande angular, e assim por diante.
Tudo isso mudou pela simples
razão de que os sensores são feitos em tamanhos e formatos diferentes,
principalmente os menores. Pensando agora, teria sido mais útil se tivéssemos
classificado as lentes por seu ângulo de cobertura. Em sentido lato foi o que
fizemos, usando as categorias grande angular, normal e tele, mas a prática de
usar a distância focal com expressão da cobertura criou uma confusão em relação
a lentes para câmeras digitais.
Tal fato sugere que repensemos especificamente
se tivermos em mente as dimensões do sensor. Nesta situação, o número de pixels
e a resolução não importam, mas sim a medida diagonal.
A título de exemplo, montada em
um sensor comum de 1/1,7 polegadas, uma lente zoom com distâncias focais de 6,1
mm a 30, 5 mm é equivalente a uma lente 28 mm – 140 mm montada em uma câmera 35
mm de quadro inteiro (full frame). Portanto, mesmo que o formato 35 mm ainda
seja padrão de referência para distâncias focais, não espere que isso vá durar
para sempre.
Aproveite para rever mais dicas sobre distancias focais nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.