Lentes zoom 24 – 70mm

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Comparativo entre os efeitos de perspectiva grande angular 35 mm e tele 300mm, para o padrão do sensor full-frame

Muitos fotógrafos usam objetivas tipo  zoom 24 – 70mm para cobrir seus casamentos e eventos sociais.

Mas se fizerem uma pesquisa em suas próprias imagens durante a edição, descobrirão que usam mais suas objetivas na faixa entre o 50 e os 70 mm que, segundo expomos em aula, é uma faixa de segurança) e menos na faixa entre 24 e 30 mm ( faixa mais difícil).

Vamos explicar melhor: usando uma objetiva grande-angular (as mais comuns são 16 – 35mm f/2.8 e 24mm f/1.4), o fotógrafo é obrigado a trabalhar com os elementos do segundo plano em um ou em ambos os lados do assunto e é aí que entra em cena a compreensão sobre os elementos que trabalham a favor ou contra o assunto principal.

Como um quebra – cabeças, é preciso usar os objetos e elementos de maneira que eles se encaixem em torno do assunto, de maneira a complementá-lo.

Também é preciso eliminar os objetos e elementos que trabalham contra o assunto, causando tensão de uma forma não complementar. Por isso, por segurança, é muito mais fácil apenas isolar o assunto e excluir a maior parte dos elementos e objetos.

Essa composição é: segura, normal, esperada e entendida. Em outras palavras, fácil de fazer! Aproveite para rever seu material didático do modulo da Focus Escola de Fotografia.

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AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE:
Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973.
Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA.

No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico.
Fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP.

Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP.
Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995.
Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas.

Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado – 17/10/2017)

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