LINHAS DE RISO

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Uma área do rosto onde ocasionalmente aparecem problemas é a parte dianteira da bochecha – as áreas de cada lado da boca que enrugam quando uma pessoa sorri

 Essas são chamadas de sulcos ou linhas de rico. Algumas pessoas têm sulcos que parecem artificialmente profundos quando elas são fotografadas sorrindo.

Note essa área do rosto: Se necessário, que pode ter que aumentar a intensidade da luz preenchimento para iluminar essas sombras profundas ou ajustar sua luz principal para que seja mais frontal em sua natureza. Se as linhas forem severas, evite totalmente a pose de “grande sorriso”.

Altura do Queixo

Tenha consciência do valor psicológico posto até mesmo em posições sutis do rosto, tais como a altura do queixo do modelo. Se o queixo da pessoa por alto demais, ela pode parecer arrogante – como se estivesse sempre de nariz empinado. Se o queixo da pessoa fo0r baixo demais, ela pode parecer com medo ou sem confiança.

Além das implicações psicológicas, o pescoço de uma pessoa parecerá esticado e alongado se o queixo for alto demais. O oposto é verdade se o queixo é mantido baixo demais; a pessoa parecerá ter queixo duplo ou nenhum pescoço.

A solução é, como você ter esperado, uma altura média de queixo. Tenha consciência dos efeitos de uma altura de queixo muito alta ou muito baixa e você terá alcançado um bom  meio – tempo.

 Quando estiver em dúvida pergunte se a pessoa se sente natural naquelas pose. Isso geralmente é um bom indicador do que parecerá natural.

Braços

Os braços do modelo devem cair pelos lados. Ao invés disso, eles devem se projetar para fora levemente para oferecer linhas suavemente inclinadas e uma “base” para a composição. Isso frequentemente á alcançado pedindo-se ao modelo que junte suas mãos e as posicione próximo á altura da cintura.

No caso de um homem em pé, por exemplo, você pode fazer com ele ponha suas mãos no bolso para separar seus braços do tronco. Isso criará um pequeno espaço entre a parte superior de seus braços e seu tronco, afinando a aparência de seu tronco e evitando um efeito de achatamento na superfície externa do braço.

Em um retrato de cabeça e ombros, isso também cria uma base triangular para composição, atraindo o olhar do espectador para o rosto do modelo.

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AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE:

Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973.
Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA.

No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico.
Fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP.

Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP.
Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995.

Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas.

Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Reuters – 17/11/2017)

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