LINHAS FORMAS E PADRÕES

em Artigos e Entrevistas.

Linhas, formas, padrões, caminho visual, composição fotográfica, visor, ponto de interesse, arte, elementos, enquadramento, aulas de fotografia, amazon, Focus escola de fotografia, aulas de fotografia, cursos de fotografia sp, escolas de fotografia, escola focus, CURSOS DE FOTOGRAFIA PRESENCIAIS EM SP, curso de fotografia profissional, aula de fotografia, escola de fotografia profissional, focus fotografia, playboy

LINHAS, FORMAS E PADRÕES FAZEM O CAMINHO VISUAL QUE GUIA SEUS OLHOS ATRAVÉS DO VISOR PARA O PONTO DE INTERESSE

A composição é a arte de organizar os elementos no visor. Fica a seu critério determinar o tema e arrumar os elementos.

As linhas e as formas são elementos importantes na composição. As linhas levam a atenção do espectador para o enquadramento (ou para longe dele). Elas dão direção. Uma curva em S leva delicadamente o olhar do espectador cada vez mais fundo na foto, enquanto uma linha reta é mais direta. Linhas curvas são suaves; linhas retas dão um ar mais rígido.

Você usa uma linha reta ou uma linha diagonal para compor um tema? Ambas vão levar o espectador para lá, mas cada qual com seu impacto. Juntar as linhas ajuda a criar uma sensação de distância, ou um ponto de fuga.

As formas são o resultado de uma séria de linhas que se juntam para formar um círculo, um quadrado, um triângulo, e assim por diante. Assim como as linhas, a forma do tema cria sua própria dinâmica, seja ela arredondada, quadrada, triangular ou livre. As linhas normalmente levam as formas, dando o volume a suas imagens. Padrões são linhas e formas repetidas que compõem a imagem.

Lembre-se: linhas e formas se juntam para criar os elementos gráficos na sua fotografia.

CURVAS

As curvas criam um caminho suave que conduz o olhar do espectador através da imagem até o tema. As curvas são linhas, mas com uma sensação mais suave. Com a curva em S, o caminho para o tema é tão direto quanto o de uma linha, e ele transmite a paz e calma.

As curvas em S são ótimas guias para um tema e são elementos tão fortes que podem funcionar sozinhos, sendo tema. Sempre que vejo uma curva em S, meus olhos a seguem para ver onde vão chegar e o resultado será uma boa foto.

LINHAS

Todas as imagens são feitas por uma série de linhas, formas e contornos. As linhas levam o olhar do observador para dentro do enquadramento e para o tema (também conhecido como linhas-guia).

Quando bem composta, uma imagem terá linhas-guia que dirigem o olhar para onde você quiser. Elas podem ser fortes e nítidas, criando um caminho direto ao tema, ou podem ser sutis e menos óbvias. Linhas retas transmitem de força e poder e normalmente deixam a imagem estática. As linhas diagonais também significam poder, mas em vez de serem estáticas, elas dão a sensação de movimento dentro de uma imagem parada.

LINHAS RETAS

As linhas retas podem atravessar uma imagem horizontal ou verticalmente. Uma linha horizontal pode criar uma sensação de calma, deixando uma imagem estática. Eu considero linhas horizontais retas, em uma fotografia, com as linhas divisórias, que deixam o observador do lado de fora da cena e olhando para dentro.

Dependendo do que você está tentando fazer, uma linha horizontal tanto pode criar como pode destruir uma imagem. Por outro lado, uma linha vertical transmite força e altura, guiando-me diretamente pelo enquadramento, sem questionar se estou ou não querendo guiar o olhar observador. Quando faço uma composição arrojada com uma linha reta em direção ao tema, gosto de ficar centrada na linha-guia para dar à imagem simetria e força. As linhas verticais também podem ser linhas-guia, ou podem ser o tema em si.

LINHAS DIAGONAIS

Gosto de usar linhas diagonais para transmitir a sensação de movimento que é difícil de capturar em uma imagem estática. Normalmente, uso linhas diagonais para levar o olhar do espectador até o tema.

Linhas diagonais podem criar elementos gráficos onde convergem, as linhas diagonais também podem ser um tema.

Aproveite para rever mais dicas sobre composição fotográfica nas suas apostilas, bibliografias e vídeos das aulas de fotografia dos cursos profissionalizante da Escola Focus.

Sobre o autor

ATENÇÃO: OS TEXTOS, MATÉRIAS TÉCNICAS, APRESENTADAS NESSE BLOG SÃO PESQUISADAS, SELECIONADAS E PRODUZIDAS PELOS ALUNOS, PROFESSORES E COLABORADORES DA FOCUS PARA USO MERAMENTE DIDÁTICO E COMPLEMENTAR ÁS AULAS DE FOTOGRAFIA NAS MODALIDADES DE CURSOS PRESENCIAIS OU A DISTÂNCIA EAD, MANTIDOS PELA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA, SEM QUALQUER OUTRO TIPO DE PROPÓSITO, RELEVÂNCIA OU CONOTAÇÃO. PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE https://focusfoto.com.br A Focus é a única escola de fotografia no Brasil, que oferece ao aluno o direito de obter seu REGISTRO LEGALIZADO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL, emitido pelo Ministério do Trabalho, por meio de cursos com carga horária total de 350 horas, incluindo períodos de estágio, preparo e defesa de TCC OS CURSOS DA FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA SÃO RECONHECIDOS PELA LEI N. 9.394, ARTIGO 44, INCISO 1 (LEI DE EDUCAÇÃO) O REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL é unificado, sendo o mesmo obtido pelas melhores Universidades Públicas do Estado de São Paulo. E você poderá obtê-lo EM QUALQUER MODALIDADE DE CURSOS DA FOCUS, presenciais ou a distância EAD em menos de 6 meses de curso. O aluno obterá seu REGISTRO DE FOTÓGRAFO PROFISSIONAL diretamente nas agências regionais do Ministério do Trabalho e Emprego. Este registro é fundamental para o exercício legal da profissão, constituição de seu próprio negócio, ingressos em concursos públicos e processos admissionários em empresas de fotografia, públicas ou particulares, bancos de imagens, agências de notícias, jornalismo e consularização de seu registro de fotógrafo, caso queira trabalhar em outros países ou Ongs. Internacionais, como "FOTÓGRAFOS SEM FRONTEIRAS" entre outras modalidades. SEJA FOTÓGRAFO DEVIDAMENTE REGULAMENTADO. QUALIDADE E EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO FOTOGRÁFICA É NOSSO DIFERENCIAL HÁ MAIS DE QUATRO DÉCADAS. Os alunos recém-formados pela Focus competem em nível de igualdade com fotógrafos profissionais que estão no mercado há mais de 30 anos. Na FOCUS, o aluno entra no mercado de trabalho pela porta da frente! Os alunos, após formados, são encaminhados para o mercado de trabalho. Cursos 100% práticos, apostilados e com plantão de dúvidas. Faça bem feito, faça Focus! Há mais de 44 anos formando novos profissionais. AUTOR DO PROJETO e MEDIADOR DESSE BLOG: Prof. Dr. Enio Leite Alves, Professor Titular aposentado da Universidade de São Paulo, nascido em São Paulo, SP, 1953. PROF. DR. ENIO LEITE: Área de atuação: Fotografia educacional, fotografia autoral, fotojornalismo, moda, propaganda e publicidade. Pesquisador iconográfico. Sociólogo, jornalista, físico, fotoquímico, inventor e docente universitário. Fotografo de imprensa desde 1967, prestando serviços para os Diários Associados e professor do Sesc e do Curso de Artes Fotográficas Senac Dr. Vila Nova, São Paulo. Fotografo do Jornal da Tarde em 1972 -1973. Em 1975, funda a FOCUS – ESCOLA DE FOTOGRAFIA, primeira instituição de ensino técnico e tecnológico da AMÉRICA LATINA. No mesmo ano, suas fotos são premiadas na 13ª Bienal Internacional de São Paulo, quando a fotografia passa a reconhecida pela primeira vez como obra de valor artístico. Enio Leite, fundador do MOVIMENTO PHOTOUSP no início dos anos 70, com Raul Garcez e Sergio Burgi, entre outros, no centro acadêmico da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. Professor de fotografia publicitária da Escola Superior de Propaganda e Marketing, (ESPM), 1982 a 1984. Mestre em Ciências da Comunicação em 1990, pela Escola de Comunicação e Artes, USP. Doutor em História da Fotografia, Fotoquímica, Óptica fotográfica e Fotografia Publicitária Digital, em 1993, pela UNIZH, Suíça. No ano de 1997 obteve Livre Docência na Universitá Degli Studi di Roma Tre. Professor convidado pela Miami Dade University, Flórida, 1995. Pesquisador e escritor, publicou o primeiro livro didático em língua portuguesa sobre fotografia digital, Editora Viena, São Paulo, maio 2011, já na quarta edição e presente nas principais universidades brasileiras portuguesas. Colabora com artigos, ensaios, pesquisas e títulos sobre fotoquímica, radioquímica, técnica fotográfica, tecnologia digital da imagem, semiótica e filosofia da imagem para publicações especializadas nacionais e internacionais. (Fonte: Agência Estado - 12/03/2019)

Deixe seu comentário

  • (não será mostrado)